Publicidade

ARTIGO

Incentivo ao esporte no Paraná

Para incentivar a prática de esportes no Estado, existem vários programas que têm o objetivo de despertar o interesse pela prática esportiva e diminuir assim o sedentarismo na população. Esses programas proporcionam acesso da população em atividades artísticas, físicas e esportivas contemplando o divertimento e integração social aos participantes.

O programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, é promovido pela Secretaria de Esporte Educacional e implementado em vários estabelecimentos da rede pública de ensino. Objetiva um atendimento para mais de 41 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que têm fragilidade social, e visa ocupar o tempo ocioso dos mesmos com atividades esportivas diárias no contraturno escolar. O programa colabora com a inclusão social e o bem estar físico promovendo saúde e desenvolvimento intelectual e humano. Existem 208 núcleos do Segundo Tempo no estado distribuídos em 136 municípios, sendo que cada núcleo atende 200 jovens.

O projeto Rexona-Ades existe há cerca de 11 anos e tem escolinhas de vôlei destinadas a mais de 16 mil jovens de baixa renda de 11 a 14 anos. É coordenado pelo técnico da seleção brasileira Bernardinho e está presente em várias cidades. O projeto visa transformar a vida desses jovens oferecendo a eles oportunidades para serem incluídos socialmente por meio do esporte.

O Viva o Verão é um programa do governo que desenvolve ações de esporte e lazer para quem vai ao litoral paranaense na temporada. O objetivo é não deixar que o veranista caia no sedentarismo através de competições esportivas, brincadeiras, danças e atividades físicas, tudo para movimentar os turistas e também os moradores do litoral.

O Linha do Tempo Livre oferece oficinas e apresentações das áreas do esporte, arte etc. Isso acontece em dois módulos diferentes: um básico, que tem a duração de um dia com atividades que atendem Curitiba e região metropolitana, e outro que atende o interior do estado e tem a duração de três dias. As oficinas são ministradas por docentes da própria região e procuram atender as necessidades específicas das comunidades atendidas estimulando a participação de todos.

O Estado reconhece a importância da prática de atividades físicas e, com o programa Atividade Física e Saúde, visa expandir esse tipo de conscientização atraindo a comunidade para a prática regular e moderada de exercícios físicos que proporcionem benefícios fisiológicos, intelectuais, psicológicos e sociais, e que fortalecem o cidadão física e psiquicamente diminuindo o risco de estresse e doenças cardiovasculares. Esse programa age na implantação de módulos de avaliação física utilizando como centros de atividade física e saúde as Usinas do Conhecimento e os ônibus da Linha do Tempo Livre.

Há ainda o Programa Bolsa-Atleta que tem como objetivo oferecer uma manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento que não possuem patrocínio, dando condições para que possam se dedicar ao treinamento esportivo e participarem de competições, visando o desenvolvimento de sua carreira esportiva. O programa também investe nos esportes olímpicos e paraolímpicos objetivando formar e manter atletas com potencial para representar o país nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Fonte: Portal Paraná Esportes

by The Cities

Pesquisar por

ARTIGOS RELACIONADOS

Esporte Paranaense

O Estado do Paraná busca sempre uma política de incentivo ao esporte. Em 1987, a Secretaria Especial do Esporte foi criada com o objetivo de ...

Infraestrutura para a prática esportiva

Locais adequados para a prática de esportes e de atividades físicas não faltam no Paraná. O Estado tem uma excelente infraestrutura com ...

Personalidades do esporte paranaense

A prática esportiva é muito incentivada no Estado do Paraná. Os esportes praticados são diversos e cada modalidade tem suas maiores ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2017 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2017 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...