Publicidade

ARTIGO

Esporte Paranaense

O Estado do Paraná busca sempre incentivar a prática esportiva, com o objetivo de educar a população para uma vida saudável. Um marco para o esporte paranaense foi a criação de uma política individualizada para a área, quando surge a Secretaria Especial do Esporte, por volta de 1987. Desvinculando-se da área de cultura, passou a receber maior incentivo também com a mudança de papéis no macrossistema político, com indivíduos nomeados para exercer papéis centrais no desenvolvimento do esporte. Entre os esportes mais populares no Paraná estão o vôlei, o basquetebol, a ginástica, as artes marciais, o automobilismo e, é claro, o futebol.

O futebol é o esporte mais popular regionalmente, assim como no Brasil. Relatos dizem que a primeira bola de futebol do Paraná veio com o professor Victor Ferreira do Amaral em 1903. No entanto, provas documentais da realização de jogos só aparecem em 1905. Atualmente existem três times de maior importância no Estado, o Atlético Paranaense, o Coritiba Futebol Clube e o Paraná Clube, todos regulamentados pela Federação Paranaense de Futebol.

A ginástica encontrou uma casa no Centro Olímpico de Curitiba, onde está localizada a sede da Confederação Brasileira de Ginástica. Na região o esporte é regulamentado pela Federação Paranaense de Ginástica, em conjunto com a Confederação Brasileira de Ginástica. Com isso, alguns dos maiores nomes do esporte mudaram-se para a capital paranaense, como foi o caso de Daiane dos Santos e de Daniele Hypólito durante algum tempo. Um grande nome da ginástica artística é Ethiene Franco, curitibana que competiu nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O Paraná foi responsável por alguns dos maiores nomes do vôlei nacional, como Elisângela Oliveira, Ericléia Bodziak (Filó) e Clésio Prado, e internacional, caso do campeão olímpico Gilberto Amauri Godoy Filho (Giba) nas quadras e de Emanuel Rego, o maior vencedor do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. O Rexona, hoje chamado Unilever, teve seu início em 1997 em Curitiba. O esporte é regulamentado regionalmente pela Federação Paranaense de Voleibol.

A Federação Paranaense de Basketball é o órgão que regulamenta o basquetebol. Na época de sua fundação, no entanto, a Federação era também responsável pelo atletismo, ciclismo e tênis de mesa. Entre os atletas paranaenses consagrados estão Rolando Ferreira Júnior, o primeiro brasileiro a ingressar na NBA e campeão pan-americano de 1987; Joyce Batista, campeã pan-americana em 1991; e Dalila Bulcão Mello, campeã mundial em 1994.

O automobilismo regional possui uma das federações mais atuantes no cenário nacional, a Federação Paranaense de Automobilismo. No Paraná, nasceram a Fórmula Truck, a Pick-up Racing, o Arrancadão de Tratores e Cadete, todas provas que entraram para o circuito brasileiro. O Estado foi também berço da Copa Brasil e do Sul-Brasileiro de Kart. Logo em seu início, a Federação foi uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Automobilismo. Alguns nomes paranaenses são Pedro Muffato e seu filho, David Muffato, corredores da Fórmula Truck e da Stock Car, respectivamente. Pedro é o piloto mais velho no mundo ainda em atividade e David é o atual campeão mundial da Stock.

Outros esportes muito reconhecidos no Paraná são as artes marciais. Algumas das principais lutas praticadas são o judô, o boxe, a capoeira, a esgrima, o muay thai e o taekwondo. No muay thai, o curitibano Anderson Silva é o atual campeão mundial na categoria peso médio e no taekwondo o também curitibano Marcelo Barreto é tricampeão mundial. A paranaense Rosilete Santos é a única brasileira campeã mundial, título recebido pela World Boxing Commission. O kung fu também possui muitos adeptos e merece destaque. O único mestre dessa modalidade reconhecido no Estado é o cascavelense Volnei Cláudio Mânica.

Fonte: Federação Paranaense de Vôlei

Federação Paranaense de Futebol

Federação Paranaense de Ginástica

Federação Paranaense de Basketball

Federação Paranaense de Automobilismo

by The Cities

Pesquisar por

ARTIGOS RELACIONADOS

Incentivo ao esporte no Paraná

O Estado do Paraná incentiva a prática de esportes visando despertar na população o interesse pelos exercícios físicos e ainda apoiar os ...

Infraestrutura para a prática esportiva

Locais adequados para a prática de esportes e de atividades físicas não faltam no Paraná. O Estado tem uma excelente infraestrutura com ...

Personalidades do esporte paranaense

A prática esportiva é muito incentivada no Estado do Paraná. Os esportes praticados são diversos e cada modalidade tem suas maiores ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...