Publicidade

ARTIGO

Corpo de Bombeiros

Bombeiros são profissionais treinados que possuem equipamento necessário para apagar incêndios, resgatar pessoas, salvar bens materiais e fornecer assistência nos desastres naturais e nos incêndios causados pelo homem. A denominação da palavra bombeiro surgiu a partir da utilização das bombas dágua por esses profissionais.

Antes mesmo do corpo de bombeiros existir, a população já se preocupava com a organização de métodos e treinamento de pessoas para atender casos de calamidade. As primeiras organizações contra incêndio surgiram a partir da necessidade de evitá-los, porém, devido aos precários recursos disponíveis, era quase impossível conseguir apagar incêndios de grandes proporções, por isso a melhor solução era a prevenção.

Um agrupamento destinado ao combate de incêndios veio a existir, segundo registros, na China em 564 a.C. Entretanto, o primeiro corpo de bombeiros militar do mundo surgiu 30 anos mais tarde, em Roma, composto por 8 mil legionários bombeiros. Em 1851 foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros profissional em Berlim, na Alemanha.

Esses profissionais podem ser civis, voluntários ou funcionários municipais, entretanto, o serviço de bombeiro mais conhecido no Brasil é o dos militares. O corpo de bombeiros é autônomo em grande parte dos Estados Brasileiros, mas também pode ser vinculado administrativamente ao Comando da Polícia Militar e à Secretaria Estadual de Segurança Pública, como nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. Já no estado do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

No Brasil, a primeira corporação de bombeiros foi criada em 1856 pelo imperador D. Pedro II. Essa corporação ganhou caráter militar a partir de 1880 e, após a Proclamação da República, os Estados passaram a possuir melhores condições financeiras e puderam constituir seus próprios corpos de bombeiros.

Quando pensam em bombeiros, as pessoas logo associam a palavra ao combate de incêndios, entretanto, essa deixou de ser a única missão desses profissionais, que podem executar várias outras especialidades como guarda vidas, combate a incêndios florestais, resgate em altura e montanhas, intervenção em incidentes com produtos perigosos, vistorias técnicas das condições de segurança em edificações, estádios, ou locais de grande concentração de público, e ainda serviço de atendimento pré-hospitalar.

O corpo de bombeiro militar tem a missão de executar atividades da defesa civil, como prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de suas respectivas unidades federativas. Os bombeiros também são considerados força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, que integram o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil.

Para se tornar um bombeiro militar é necessário prestar concurso público e passar por um curso de formação. Já para ser bombeiro voluntário é preciso procurar um Corpo de Voluntários e passar por um treinamento básico para poder desempenhar as atividades.

Algumas dicas do corpo de bombeiros para a prevenção de incêndios são: não acumular lixo e não guardar panos impregnados de gasolina, graxa ou óleo vegetal; verificar periodicamente se os fios estão bem isolados e ao sair de viagem desligar a chave geral de luz; substituir tomadas problemáticas; jogar cinzas e pontas de cigarro somente após certificar-se que estão bem apagadas; não fumar na cama; caso sinta cheiro de gás no ambiente, abrir as portas e janelas para que ventile; evitar ligar vários aparelhos numa só tomada, pois a sobrecarga do sistema elétrico provoca superaquecimento e pode ocasionar incêndio; e não soltar balões. Em caso de emergência disque 193.

Fonte: Portal online Wikipédia

Portal online Corpo de Bombeiro Militar Distrito Federal

Portal online IBGE

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Guarda Municipal Brasileira

A Guarda Municipal é responsável pela realização do controle social ostensivo que visa proteger bens, serviços, logradouros públicos e ...

Policia Civil Brasileira

A Polícia Civil teve início no Brasil em 1808, com a chegada de Dom João VI ao Brasil. Ele implantou e organizou uma intendência sobre os ...

Policia Militar Brasileira

As Polícias Militares brasileiras tiveram origem nas forças policiais criadas quando o Brasil era Império. A corporação mais antiga foi a ...

Política Pública

Políticas Públicas ou Políticas Sociais, são ações voltadas à garantia dos direitos sociais em diversas áreas, são orientações na ...

Segurança pública no Brasil

A segurança pública no Brasil é dever do Estado, e deve ser exercida para a preservação da ordem pública e da integridade das pessoas e do ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...