Publicidade

ARTIGO

Canoagem

A canoagem, esporte praticado em canoas ou caiaques tanto no mar, como em lagoas e rios de águas calmas ou agitadas, nasceu na América do Norte no século XVI. Os índios do interior canadenses utilizavam a canoa para enfrentar rios repletos de corredeiras, enquanto na Groenlândia os esquimós usavam o caiaque para pescar e transportá-los entre dois pontos da costa. Esses caiaques eram formados por uma estrutura de madeira, revestida com pele de foca e vedada com a gordura das articulações daqueles animais.

Posteriormente, na América do Norte, surgiram as versões conhecidas como "canoas canadenses", embarcações feitas com troncos vazados. No início do século XIX os ingleses inspiraram-se nos esquimós e confeccionaram uma embarcação de lazer que deu inicio aos caiaques e canoas conhecidas hoje. Em pouco tempo, a embarcação ganhou fama em outros países da Europa, como a Alemanha, onde a atividade é amplamente difundida. Atualmente, as canoas e caiaques são construídos em resina e poliéster reforçada com fibra de vidro.

Apesar de ser uma atividade antiga, somente em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, a canoagem conquistou o mundo. Desde essa época, figura entre os esportes olímpicos nas categorias “Velocidade” e “Slalom”. Dentre as modalidades mais conhecidas de canoagem estão:

Canoagem de Velocidade: a mais popular, disputada em canais de 2 km de comprimento, é realizada com um, dois ou quatro canoístas em embarcações, que são rápidas, porém instáveis. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m.

Canoagem Slalom: praticada em percussos de 250 e 300 metros, nos quais os participantes devem passar por 18 a 25 portas, ou obstáculos, com o mínimo de erros possíveis, em um menor tempo.

Canoagem Oceânica: realizada com canoas próprias para o mar, deve-se cumprir trechos pelo oceano. Possui um elevado grau de dificuldade.

Canoagem Maratona: com percursos elevados (de 15 km para cima), envolve grande esforço físico e resistência dos atletas.

Canoagem Freestyle: realizada em corredeiras de rios, os canoístas devem fazer manobras e movimentos nas corredeiras em um determinado período de tempo.

Apesar do pouco investimento, o Brasil é um país privilegiado para a prática da canoagem, visto a diversidade natural que oferece, entre rios e lagos, além da costa brasileira, com 7 km de extensão. Uma tradicional região para a prática da canoagem é Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro. Outros lugares são a Serra Gaúcha, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Brotas, Rio de Janeiro, Domingo Martins, Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Jalapão e Santarém.

Existem no país escolas especializadas para quem quer iniciar-se no esporte. Recomenda-se aos iniciantes procurarem rios com águas mais calmas para facilitar sua adaptação à embarcação. Seguindo os itens de segurança, a canoagem pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Fonte: Portal online O Radical.

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Arvorismo

O Arvorismo nasceu na Costa Rica na década de 1980 com o principal objetivo de observação da natureza e somente em meados da década de 90 foi ...

Mountain bike

Mountain Bike é uma modalidade esportiva de aventura que consiste em transpor percursos irregulares e com obstáculos com uma bicicleta especial, ...

Rafting

O rafting mistura muita adrenalina aliada à natureza e consiste em descer corredeiras de rios por meio de botes infláveis. Por existirem muitos ...

Trekking

A prática de trekking consiste em caminhar por trilhas naturais, entrar em contato com a natureza e desvendar novas paisagens. Os participantes ...

Turismo de aventura no Brasil

O turismo de aventura é um dos segmentos do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura recreacionais em ambientes ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...