Publicidade

ARTIGO

Turismo no Brasil

Com a quinta maior extensão territorial do mundo, o Brasil oferece uma enorme diversidade turística tanto ao visitante brasileiro, quanto ao estrangeiro. Dono da segunda maior faixa litorânea do planeta, o país é contemplado por atrações que envolvem desde as belas e ensolaradas praias do Nordeste, até a neve das serras do Sul.

Reconhecido mundialmente como país tropical de povo feliz e acolhedor, o Brasil é privilegiado por incríveis e distintas paisagens ao longo de suas cinco grandes regiões, combinando natureza exuberante com a maior variedade animal e vegetal do planeta. Tamanha diversidade lhe coloca entre os mais importantes destinos turísticos do mundo.

Em sua região Norte, o principal segmento turístico é o chamado "turismo em áreas naturais”. Nele o visitante é atraído pelas belezas ainda preservadas da Amazônia, bem como pelo seu clima quente e úmido, presente em praticamente todo o ano. A região possui, no estado do Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, além do maior rio do planeta, o Amazonas. A região Norte ainda é a que abriga o maior número de povos indígenas remanescentes no Brasil.

As belas praias e o calor constante durante todo o ano são as razões que mais atraem turistas para a região Nordeste. Além disso, o seu clima de festa predominante, a rica cultura e as tradições nordestinas são outras atrações que seduzem turistas de todos os lugares. O parque hoteleiro da região cresce a cada ano e a sua infraestrutura melhora, fazendo do nordeste brasileiro uma importante rota do turismo mundial. Algumas de suas opções mais famosas são as dunas de areia de Natal (RN), as praias e ruas históricas de Salvador (BA), o arquipélago paradisíaco de Fernando de Noronha e a cidade histórica de Olinda, ambos em Pernambuco.

Já o Centro-Oeste, assim como a região Norte, atrai o turista principalmente pelas opções em áreas naturais. Sua atração mais importante é o Pantanal que, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, é um ecossistema inundável de 250 mil Km², dono de uma rica variedade de fauna e flora, principalmente no período de cheias. O Centro-Oeste também abriga uma pequena parte da Amazônia, no norte do Mato Grosso, além da capital federal, Brasília, centro político nacional e uma das cidades mais desenvolvidas do país.

A região Sudeste, a mais populosa do Brasil, possui diversos segmentos turísticos. O estado de São Paulo, por exemplo, tem o turismo baseado nas atividades de negócios e eventos, principalmente na capital paulista, uma das maiores cidades do mundo e considerada a capital econômica da América Latina. O Rio de Janeiro, cartão-postal mais famoso do Brasil no exterior, atrai os turistas por suas paisagens, como montanhas e belas praias, além de sediar o maior carnaval do mundo. O estado do Espírito Santo é também formado por praias que seduzem milhares de turistas. Além disso, possui outros locais apreciados, a exemplo da vila de Itaúnas, famosa pelo forró, dunas de areia e a moqueca de peixe. Já Minas Gerais tem a força do turismo histórico. Suas principais atrações são as cidades, também históricas, de Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e São João Del Rei.

O atrativo principal do Sul, região mais fria do Brasil, é a sua qualidade de vida. No Paraná, a cidade de Curitiba atrai pela reconhecida infraestrutura e área verde. Já Foz do Iguaçu, também no Paraná, possui o Parque Nacional do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu como grandes atrações no estado, o qual conta ainda com o Parque Estadual de Vila Velha e suas “esculturas” de arenito, na cidade de Ponta Grossa. No estado de Santa Catarina, as praias são as principais atrações e recebem turistas de toda a América Latina. Nelas, além das belezas naturais, existe um potencial muito grande na área do surfe e, em algumas épocas do ano, pode-se observar a presença de baleias francas, tartarugas, lobos marinhos e até mesmo pinguins. No Rio Grande do Sul, o turismo se notabiliza também pelas praias no litoral e cidades serranas no interior do estado, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, onde se encontram diversas vinícolas brasileiras, que conferem à região o apelido de “Pequena Itália”. O churrasco e o fondue gaúchos também atraem o turista. As cidades de Gramado e Canela, principalmente no Natal, são também grandes polos turísticos, além de terem as melhores escolas de hotelaria do Brasil.

Fonte: Ministério do Turismo

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Apoio ao turista

Além de informações sobre destinos turísticos, o governo brasileiro presta dicas de apoio ao turista, como a necessidade de vacinas para ...

Dados de infraestrutura turística

Entre os fatores que contribuem para o acompanhamento e aperfeiçoamento dos serviços turísticos prestados no Brasil, estão os dados de ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...