Publicidade

ARTIGO

Estado do Tocantins

Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil. Localizado na região norte do país, seu território é formado por planícies e áreas suavemente onduladas, estendendo-se por imensos planaltos e chapadas. Por ser um dos nove estados que formam a região amazônica, sua vegetação predominante é o cerrado (87%) e mais da metade de seu território (50,25%) são áreas de preservação, unidades de conservação e bacias hídricas. Nessas áreas se localizam alguns dos mais belos pontos da região como a Ilha do Bananal, que em períodos de chuva forma belíssimos pantanais e na seca forma praias de areia fina e branca, e os parques estaduais do Cantão, do Jalapão e do Lajeado. Além disso, 2 milhões de hectares do estado estão protegidos por serem reservas indígenas, onde uma população de 10 mil habitantes, distribuída em 82 aldeias, preserva tradições, costumes e crenças. No total, de acordo com o IBGE, o estado tem uma população de 1.243.627 habitantes (2007) numa área de 277.620,914 km².

Em termos culturais, Tocantins conta com uma cultura popular muito rica, com manifestações seculares que refletem seu processo de formação e um amplo calendário de eventos. Os traços da identidade dos negros escravos que aportaram no território, por exemplo, estão presentes nas danças e cânticos praticados. Dentre as tradições se destacam eventos religiosos como a Folia de Reis, comemoração de origem portuguesa que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A comemoração, que acontece em janeiro, reúne milhares de fiéis que saem pelo sertão cantando e colhendo donativos para a reza de Santos Reis. Essa tradição é muito forte na região, já que os mais velhos acreditam que os Santos Reis são os protetores contra a praga na lavoura e os responsáveis pela prosperidade e fartura. Outra manifestação popular comum do estado é a sússia, súcia ou suça. A dança folclórica de origem escravagista, é caracterizada por músicas agitadas, ao som de tambores e cuícas, através das quais homens e mulheres dançam em círculos, numa espécie de bailado.

Com um clima tropical semi-úmido, que faz com que a temperatura média anual seja de 25ºC a 29ºC, e uma gama de cachoeiras, rios caudalosos, dunas e praias, Tocantins também pode ser um excelente roteiro turístico. Além da Ilha do Bananal, já citada anteriormente, visitantes e turistas podem desfrutar das belezas das Serras e Lagos que a região oferece. Nas Serras Gerais, grande parte da memória histórica do estado pode ser vista em casarios, igrejas e ruínas. E na região turística Serras e Lago, fica claro para qualquer visitante a reunião de culturas brasileiras. O passeio é uma ótima opção para os admiradores da História, que podem caminhar por ruas estreitas, admirar a arquitetura colonial, observar pinturas rupestres em cavernas e conversar com os moradores da região para contar histórias. Já, os mais aventureiros podem aproveitar num cenário de praias permanentes e cachoeiras, trilhas e esportes radicais como o rapel e o vôo livre.

Fonte: Portal online do Governo do estado de Tocantins

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...