Publicidade

ARTIGO

Cidade de Estância

Fundada pelo mexicano Pedro Homem da Costa, Estância localiza-se em um planalto elevado, sendo cortada por dois rios importantes, o Piauí e o Piauitinga. Com praias quase intocadas, o município é muito procurado por turistas, principalmente vindos do Nordeste e Sul do país. Dentre elas, destacam-se o Abaís e o Saco, locais para se passar o veraneio e também para desenvolver atividades como a pesca.

A formação da cidade se deu com a chegada de Pedro Homem e seu concunhado, que no território, onde hoje se localiza a cidade, estabeleceram suas roças e passaram a criar gado. Também foram eles que edificaram a primeira capela da região, dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira do México. O nome da cidade é de origem mexicana e significa propriedade de criação de gado, pois essa era a principal atividade desenvolvida na época em que esses pioneiros chegaram à região.

De início, as terras eram subordinadas à Vila de Santa Luzia do Real, atual Santa Luzia do Itanhy. A separação jurídica das terras se deu em 1757. Em 1835, foi criada a Comarca de Estância, e, finalmente, em 1848, a região foi elevada à categoria de cidade.

Atualmente, Estância é dos principais municípios industriais de Sergipe, chegando a ser considerado grande centro da indústria têxtil. A bela cidade, que conta com 68.846 habitantes (2016), também detém uma das maiores e mais conhecidas Festas de São João. No mês de junho a cidade se transforma para as festividades e apresentações, sendo que a mais famosa é a do barco de fogo. Além disso, Estância também oferece à população e aos turistas locais como as igrejas Nossa Senhora do Guadalupe e do Rosário, praças e casarões históricos.

No âmbito do turismo, também entram em destaque as paisagens exuberantes. São elas que encantam os turistas e até mesmo artistas célebres como Jorge Amado. Por ser entrecortada por rios margeados pela Mata Atlântica, a cidade revela um rico estuário (tipo de foz em que o curso de água se abre mais ou menos largamente) e variadas formas de manguezais.

Lagoas naturais de águas calmas, onde pode-se avistar golfinhos, tainhas e tartarugas, são algumas das atrações. Em alguns desses pontos turísticos é possível realizar esportes como o mergulho.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Estância

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...