Publicidade

ARTIGO

Estado do Sergipe

Com uma área de 21.910,3 Km2, Sergipe revela alguns dos mais belos pontos turísticos do país. Paisagens naturais, monumentos históricos, estuários, manguezais e um litoral com belas praias de águas mornas são apenas algumas das atrações que o estado oferece. Parte desse cenário pode ser encontrado tanto na capital, Aracaju, quanto no interior, em cidades repletas de história como Laranjeiras e São Cristóvão. No sertão sergipano, local que, dentre outras programações, possibilita passeios pelo Cânion de Xingó, o qumaior cânion navegável do mundo, onde turistas e visitantes podem entrar em contato direto com a natureza e a cultura agreste.

Localizado no nordeste do país, Sergipe é detentora de uma grande diversidade de manifestações culturais que assumem características do passado histórico da região. Em seus arredores é possível apreciar apresentações de dança, teatro e música que vão do erudito ao popular. Na música, por exemplo, entram em destaque a Orquestra Sinfônica e também a Orquestra Sanfônica, formada apenas por sanfoneiros. E no interior do estado, o espaço é dos aboiadores e violeiros repentistas, que muitas vezes espalham alegria com suas bandas de pífanos.

Outros campos promissores da cultura sergipana são a arte e a gastronomia. Pinturas, esculturas, desenhos e xilogravuras se sobressaem em museus como o Museu Histórico de São Cristóvão, famoso por exibir o painel de óleo sobre tela “Peri e Ceci”, do pintor sergipano Horácio Hora. Já o artesanato, disseminado por todo o território sergipano, conta com peças de cerâmica, cestaria, bordados e rendas - setor que ostenta grande produção. Os artefatos em madeira, trabalhados com maestria pelos artesãos locais, também recebem realce em totens, carrancas e esculturas gigantes.

Na área gastronômica, hábitos, aromas e sabores caracterizam os pratos e bebidas servidos no estado. Dentre os petiscos, o mais famoso é o caranguejo, mas casquinhas de siri, aratu, caldinhos de sururu, ostras e camarão também são muito requisitados em bares e restaurantes. Em relação aos ingredientes da culinária sergipana, o coco tem presença marcante. Dele são aproveitadas as raízes, utilizadas como chá, a água e a carne. No ramo das bebidas, sucos de frutas nativas como mangaba, caju, umbu, cajá e pitanga fazem sucesso entre a população e turistas. E quem quer conhecer à fundo a culinária da região, não pode deixar de visitar Sergipe no período junino. É durante as festas que especiarias como a canjica, o bolo de milho e o mugunzá ganham força ao lado de tapiocas, queijo assado e licores.

 

Fonte: Portal online do Governo de Sergipe

Portal online oficial de turismo em Sergipe

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...