Publicidade

ARTIGO

Cidade de Timbó

Em Santa Catarina, no sul do Brasil, encontra-se uma pequena cidade com cerca de 42.045 habitantes (2016), que é conhecida como a “Pérola do Vale”, por sua riqueza, beleza e qualidade de vida. Timbó é uma cidade com raízes na cultura europeia (germânica e italiana) localizada no Vale Europeu, onde pode-se encontrar rios de águas limpas e um verde exuberante por toda a cidade.

Um agradável e belo lugar para se ir a qualquer época do ano, Timbó foi classificada pela ONU como a 10ª melhor cidade do país para morar. A herança dos imigrantes está presente na organização, na força do trabalho, na indústria, na limpeza das ruas, no cuidado com as casas e jardins, na hospitalidade e na simpatia do povo. Apesar da cidade ter um apego à tradição, isso não impede a adaptação aos novos tempos, promovendo o desenvolvimento tecnológico com melhorias em todas as áreas: um perfeito equilíbrio entre o fazer artesanal e a manufatura mecanizada. Atualmente, Timbó atrai pessoas de todo o país em busca de um bom lugar para viver e trabalhar.

Timbó, a “Pérola do Vale” foi batizada com o nome de uma orquídea usada pelos índios para a pesca, mas são as bromélias que enfeitam as margens dos Rio Fortuna, em uma das paisagens cinematográficas da cidade. Além de apresentar índices acima da média nacional em setores fundamentais como a educação, saúde e direitos básicos, Timbó impressiona os visitantes com seus jardins floridos e praças muito bem conservadas.

Atraindo os turistas, sua arquitetura ítalo-germânica exibe marcos do passado de trabalho de colonizadores em locais que viraram patrimônio da imigração. O Complexo Turístico Jardim do Imigrante é um desses pontos de destaque entre as atrações da cidade. Atividades para turistas de todas as idades e preferências ganham serviços especializados, como o pesque-pague, e também é possível apreciar o bom vinho e o chope em pequenas cervejarias ou até mesmo em casa, desde que em embalagem especial para o consumo imediato, devido à pureza do produto. O marreco, preparado à moda dos colonos, é o prato mais difundido da gastronomia local.

Timbó desenvolve atividades turísticas desde 1997, quando criou o Departamento de Turismo. A partir de então, o município busca subsídios junto aos órgãos federais e estaduais, parcerias com a iniciativa privada e programas de conscientização da comunidade.

Considerada a segunda cidade brasileira a desenvolver o planejamento turístico, dentro do Plano Nacional de Municipalização do Turismo, a cidade destaca-se pela qualidade de vida em todas as idades. Tem um povo hospitaleiro e acolhedor, que sabe preservar as belezas da vida urbana e rural, exalando cultura e tradições. Timbó preserva sua arquitetura, resgata sua história através da música, da dança, de museus e do artesanato. Com tantos apelos e o interesse cada vez maior das pessoas por locais com essas características, o turismo em Timbó segue promovendo sua revolução silenciosa.

A economia baseada inicialmente na agricultura, atualmente apoia-se na indústria. O setor rural recebeu melhorias técnicas e financeiras e a produção aumentou. Os imigrantes transformaram o Vale do Itajaí na região de maior produção industrial do estado e na segunda região de maior produção agrícola.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Timbó

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...