Publicidade

ARTIGO

Cidade de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira do Brasil, e sua ocupação remonta à época dos descobrimentos. Foi descoberta por franceses (em 1504), porém colonizada por portugueses, a partir de 1658. Fica a 188km de Florianópolis e seu acesso rodoviário é feito pela BR 101. Sua população é de 49.658 habitantes (IBGE, 2016), distribuídos numa área de 498 km².

São Francisco do Sul é uma ilha oceânica do litoral norte catarinense. Está próxima a Joinville, Itapoá (divisa com o Paraná), Garuva e Barra do Sul, e seu clima temperado apresenta temperatura média entre 15ºC e 25ºC.

Se todas as cidades antigas pudessem contar sua história, São Francisco do Sul, seria um das que muito teria o que contar.

A sua trajetória de ocupação pode ser vivenciada em um passeio por suas estreitas e íngremes ruas calçadas em pedra, por seus casarões antigos, coloridos e em estilo colonial. É no Centro Histórico de São Francisco do Sul, um dos maiores conjuntos de casas centenárias tombadas pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, que a arquitetura preservada permite um resgate à História do Brasil e a centenas de outras histórias.

A herança cultural da aventura dos portugueses e escravos africanos, além de percebida na miscigenação do seu povo, também pode ser conferida nas festas típicas, na visitação a museus, nos costumes, na culinária e nas lendas.

Festas ocorrem o ano todo: Festa do Camarão (abril), Festa das Tradições da Ilha (abril), Festa Nacional dos Pescadores, enfim, festas que remetem à cultura, economia, gastronomia e história da cidade. Nessas festas é comum as tradições preservadas serem apresentadas em público, como tradição do Boi-de-mamão, da dança do vilão, carnaval de rua entre outras.

Além dos atrativos históricos, a cidade conta com variadas atrações turísticas. São quilômetros de extensão de praias, balneários e diversas outras ilhas que merecem visitação. Há a opção da visitação ser feita por passeios de barco.

Opções de lazer e turismo em meio a uma espetacular natureza não faltam, nem locais para promoção de eventos culturais ou esportivos.

São Francisco do Sul é uma cidade que vem crescendo com a sua participação na economia catarinense. O impulso inicial de crescimento veio com a instalação da rede ferroviária. A facilidade no transporte impulsionou o aumento na produção de grãos e seu escoamento até o Porto de São Francisco do Sul, que é o qumaior porto brasileiro em movimentação. Assim, a economia é principalmente agilizada pelo porto, pelo turismo e comércio, incluindo a pesca artesanal.

Apelidada carinhosamente de São Chico, a cidade portuária debruçada sobre o mar, oferece estrutura econômica para novos investimentos, estrutura física para visitantes, qualidade de vida, além de demonstrar que sabe preservar a sua memória e recepcionar a todos com seus muitos atrativos. São Francisco do Sul é um local que, por si só já é extremamente convidativo, e além disso, tudo coopera para que pouco mais de 500 anos de existência tornem-se o máximo em diversão.

Fonte:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul.

Portal do Governo do Estado de Santa Catarina.

IBGE

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...