Publicidade

ARTIGO

Cidade de Nova Trento

Considerada a segunda maior Estância Turístico Religiosa do Brasil, Nova Trento é uma cidade do Estado de Santa Catarina, localizado no Vale do Tijucas. A cidade, que conta com mais de 40 oratórios de capelinhas e uma área de 402,891 km², possui altitude média de 30 metros do nível do mar e fica a 83 quilômetros (por meio de transporte rodoviário) de distância de Florianópolis, a capital do Estado. Com uma temperatura média anual de 19,9ºC, Nova Trento encontra-se ao norte de Brusque e a nordeste de Tijucas e Balneário Camboriú.

A estrada que leva à cidade é conhecida pelo encanto de suas belezas naturais, que através de uma sucessão de curvas entre a vegetação torna-se um atrativo para os turistas. Em certos pontos pode-se seguir o caminho a pé pelas trilhas ecológicas que levam a belas cachoeiras, córregos e cascatas.

Com aproximadamente 13.861 habitantes (2016), Nova Trento destaca-se por possuir dois santuários: o Santuário de Santa Paulina, dedicado à primeira santa brasileira, que tornou a cidade um importante referencial de turismo religioso no estado de Santa Catarina e no Brasil, e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, com estátua que veio da França como doação da Condessa Clermont de Tonnerre e que está presente no Morro da Cruz desde 14 de maio de 1906. O Morro da Cruz está localizado a 525 metros de altitude, após uma trilha de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, principalmente do Vale do Rio Tijucas.

A agricultura é a principal atividade econômica de Nova Trento, com o cultivo de fumo, milho, feijão e uva. A fabricação e a comercialização do vinho colonial é um atrativo que leva muitos turistas para Nova Trento. O turismo religioso e o turismo ecológico têm lugar de destaque na cidade, que está sendo estruturada para receber os milhares de visitantes que chegam todos os meses.

Fundada por imigrantes italianos provenientes da Província de Trento (Itália, 1875), a cidade foi emancipada no dia 08 de agosto de 1892. Nova Trento mantém as tradições de seus antepassados na gastronomia, na dança, no hábito do vinho à mesa e nos vários grupos culturais, além de promover diversos eventos ao longo do ano, festejando a cultura herdada dos imigrantes. Foi a canonização de Santa Paulina que tornou Nova Trento mundialmente famosa, por ser a primeira Santa do Brasil e a primeira de sua cidade de origem (Vígolo Vattaro, Itália). Ela veio na primeira leva de imigrantes e viveu praticamente toda sua vida na cidade, na localidade batizada de Vígolo, a 6 quilômetros do centro.

Todos os meses, mais de 30.000 visitantes vão a Nova Trento, e especialmente a Vígolo, para rezar para Santa Paulina e agradecer por graças alcançadas. Nessa localidade existem vários atrativos para os turistas, como a réplica da casa onde Santa Paulina viveu, a Colina da Madre, antigo local dos seus retiros espirituais, o Museu da Colonização, os Marcos do Milênio, da Beatificação e da Canonização, e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, antigamente cuidado pela Santa.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Nova Trento

IBGE

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Categorias

Turismo

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...