Publicidade

ARTIGO

Cidade de Jaraguá do Sul

Grande produtor de malhas, confecções e motores, além de possuir um destacado parque fabril, Jaraguá do Sul tem o terceiro movimento econômico mais importante de Santa Catarina.

A história da cidade começa em 1934, quando foi fundada a Colônia Jaraguá, emancipada de Joinville. Em 1943 o nome da cidade foi modificado para Jaraguá do Sul, contando atualmente com uma população de 167.300 habitantes (IBGE 2016).

Localiza-se na região norte de Santa Catarina, com acesso pela BR-280, próxima de importantes rodovias federais (BR 101 e BR 116), a 40km de Joinville e 182 km da capital Florianópolis.

O município também se destaca por suas belezas naturais, nas encostas da Serra do Mar, com temperaturas agradáveis em torno dos 22ºC.

Sua topografia cercada de montanhas foi o que permitiu a instalação de uma indústria de parapente na cidade, uma das únicas da América. Os seus morros são um convite para a prática do voo livre e da asa-delta. Áreas verdes amplas, locais surpreendentes e relevo acidentado, juntos, formam o meio ideal para aqueles que buscam a prática de esportes radicais ou de aventura. A cidade também agrada aqueles que preferem passeios ou caminhadas tranquilas em meio à natureza ou na visitação de suas grutas e cavernas. Cortada por dois rios: o Itapocu e o Jaraguá, essa localização atrai turistas para a prática de esportes que se utilizam da água e ali encontram o local certo.

Alemães, italianos, húngaros, poloneses e africanos compoẽm as mais expressivas etnias que imigraram para a cidade. E é a mescla desses grupos que contribuiu na formação da população de Jaraguá do sul. Muito dessa contribuição ainda pode ser verificada, pois os primeiros imigrantes deixaram aqui, em seus descendentes, os costumes e tradições que estão presentes na culinária, com seus pratos típicos, na arquitetura, nos cantos e danças, no folclore e em trajes típicos.

Na mesma linha das demais festas tipicamente alemãs que ocorrem em Santa Catarina, Jaraguá do Sul tem a Schützenfest, a Festa dos Atiradores, onde são realizados desfiles dos clubes de caça e tiro, bailes com bandas típicas e gastronomia alemã. A Schützenfest faz parte do roteiro de festas de outubro em Santa Catarina. Em novembro, ocorre o evento artístico “Jaraguá em dança”.

Como a maioria das cidades catarinenses, Jaraguá do Sul é mais uma que se destaca por sua exuberante natureza que contrasta com a qualidade de vida para seus cidadãos, com desenvolvimento e com planejamento urbano. Quanto ao planejamento urbano, a cidade desenvolve parcerias entre a prefeitura e a sociedade civil, como no projeto “Aqui eu moro, aqui eu cuido”, com ações conjuntas de limpeza, saúde e conservação do meio ambiente.

Jaraguá do Sul é conhecida por suas belezas naturais, por sua vocação industrial e por sustentar uma respeitável qualidade de vida, o que a coloca como a cidade com o maior índice de desenvolvimento de Santa Catarina. Segundo pesquisa divulgada através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Para determinar a classificação dos municípios, o estudo considera as três principais áreas de desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde.

Logo, Jaraguá do Sul é um município que pensa à frente, pois coordena o desenvolvimento do turismo, sua vocação para crescimento industrial e bem-estar civil. Torna-se então, um município convidativo tanto aos turistas que encontram variadas opções, bem como aos empresários que encontram uma localidade receptiva a negócios e investimentos.

Fonte:

Portal do Governo do Estado de Santa Catarina.

Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...