Publicidade

ARTIGO

Cidade de Indaial

Indaial está localizado em um dos maiores polos industriais e econômicos do Brasil, com elevado índice de produtividade. Encontra-se no médio Vale do Itajaí, a 160 km de Florianópolis, com 65.000 habitantes (2016) e uma área de 430 km². Possui um clima mesotérmico úmido e temperatura média de 19,7°C. O município fica próximo a Pomerode, Timbó, Botuverá, Apiúna, Blumenau, Ascurra e Rodeio.

No início, a economia do município baseava-se principalmente na agricultura mas com o tempo vieram as grandes indústrias. Indaial foi sede da primeira indústria de leite em pó da América Latina, a fábrica de laticínios Hardt. Destaca-se ainda a metalúrgica Wanke, fabricante de máquinas de fundição, e a segunda farmácia mais antiga do Brasil. O prédio, que ainda mantém as principais características de sua construção, foi erguido por iniciativa do imigrante alemão Julius Heinrich August Keunecke, em 1873. Batizada com o sobrenome de seu fundador, a farmácia funciona até hoje sob administração dos descendentes de Keunecke.

O município dispõe de toda infraestrutura básica necessária à instalação de empresas, segurança, comunicações, transporte de cargas, transporte coletivo urbano e interurbano, serviço postal informatizado, água tratada e energia elétrica. A cidade tem alguns cartões-postais, entre eles a palmeira indaiá, a vitória-régia e a Ponte dos Arcos.

Os índios carijós foram os primeiros a habitarem as terras onde hoje está o município de Indaial e somente a partir de 1860 é que começaram a chegar os imigrantes, em sua maioria alemães. O progresso não impediu a manutenção do folclore, música, danças, festas, arquitetura e gastronomia dos colonizadores. O município, com variadas atrações naturais e históricas, presta em seu nome homenagem às palmeiras indaiá que vicejavam nos campos utilizados para descanso dos tropeiros em viagens pela região. Outra planta que é marca registrada da cidade e impressiona seus visitantes é a vitória régia, de origem amazônica, aclimatada pelo padre e botânico Raulino Reitz, que também criou o bromeliário da cidade.

Em uma visita ao município a dica é passar por Warnow, uma área com forte influência colonial, repleta de casas de encaixamel. Na bagagem, os imigrantes alemães trouxeram também a tradição das sociedades de atiradores. Uma delas, a Schutzenverein Warnow, foi fundada em 1979 e tinha em seu quadro de associados ninguém menos que D Pedro II.

Fonte:

Prefeitura de Santa Catarina

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...