Publicidade

ARTIGO

Estado de Santa Catarina

A povoação de Santa Catarina começou juntamente com o início da colonização portuguesa e espanhola do Brasil. De acordo com o portal da web do Governo do Estado, citações a respeito das terras pertencentes à Santa Catarina foram encontradas em cartas geográficas de navegadores de várias nacionalidades, escritas a partir do século XVI. Haviam diferentes nomes referentes às terras catarinenses e apenas em 1529 no mapa-mundi de Diego Ribeiro é que aparece pela primeira vez o nome de Santa Catarina. Após alguns anos, nos quais ocorreram o povoamento vicentista e açoriano, a capitania de Santa Catarina e invasões espanholas, houve a colonização alemã, italiana e eslava. Através da iniciativa do governo foi instalada a primeira colônia europeia em São Pedro de Alcântara, em 1829. Depois disso, várias outras regiões catarinenses iniciaram o processo de colonização através da imigração europeia.

Santa Catarina é conhecida por sua beleza natural, apesar de sua paisagem histórica. Com praias, cidades europeias e uma fauna e flora abundante. O Estado está dividido em nove regiões turísticas, cujos limites territoriais mostram afinidades geográficas, econômicas e histórico-culturais, são eles: Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Vale Europeu, Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Serra Catarinense, Vale do Contestado e Grande Oeste. Além disso, o Estado destaca-se através de eventos realizados anualmente, como é o caso do Festival de Dança de Joinville, que reúne companhias de dança e bailarinos do mundo inteiro, com um único objetivo de proporcionar o crescimento da dança na vida de todos.

São 293 municípios em uma área de 95.346,181 km², com aproximadamente 5.866.252 habitantes, sua capital é Florianópolis. A taxa de analfabetismo é baixa, em torno de 4,4%, de acordo com o estudo do IBGE da Síntese de Indicadores Sociais 2009 – SC. O Estado não tem apenas o turismo para gabar-se de sua performance. Exibe, também, elevados índices sociais, economia competitiva, infraestrutura e desenvolvimento com polos regionais equilibrados, com não mais que 500 mil habitantes por município. Nas últimas 2 décadas, com a ajuda de pequenas e médias empresas, a economia catarinense cresceu 340%, com a diversificação de atividades, atualização tecnológicas, qualificação da mão de obra e a universalização do conhecimento. Com tanto, Santa Catarina soma inúmeros motivos para estimular turistas a fazerem uma visita e conhecer suas maravilhas.

 

Fonte: Portal da Web do Governo de Santa Catarina

Passaporte Turístico – Santa Catarina Brasil.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio.

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...