Publicidade

ARTIGO

Cidade de Águas de Chapecó

Banhada por dois rios e situada numa extensa área verde, Águas de Chapecó faz parte da Rota de Termas, no oeste catarinense. Banhado por dois rios, localizado às margens da BR-283, a 47 km de Chapecó e a 592 km de Florianópolis, o município tem atraído turistas de todas as partes do Brasil. Mais de 50 mil pessoas passam por esse município durante o verão.

Antigo distrito de Chapecó, Águas de Chapecó teve sua primeira fonte de águas minerais descoberta na época do contestado, em 1896. Com o passar do tempo, mais duas fontes foram descobertas (uma delas a 5 km da sede do município e outra a 8 km), ambas com temperatura natural. O município é banhado por dois rios: o Chapecó, a Norte e a Oeste, e o Uruguai, ao Sul. Por volta de 1915, estabeleceram-se os primeiros colonos, descendentes de italianos, vindos do Rio Grande do Sul. Fugindo da Revolução Federalista, esses colonizadores subiram pelo rio Uruguai, atraídos pela abundância da caça e pesca, à procura de um lugar seguro, longe dos conflitos políticos.

Águas de Chapecó possui 6.412 habitantes (2016) e tem na agricultura, agropecuária e fruticultura a base de sua economia. O turismo vem logo em seguida como fonte de renda.

Tornando-se estância hidromineral em dezembro de 1965, as propriedades medicinais, terapêuticas e estéticas das fontes minerais fazem de Águas de Chapecó uma das referências mais importantes do Oeste Catarinense fazendo parte da “Rota das Termas”, formada pelas cidades do Oeste que possuem fontes de águas termominerais. O município dispõe ainda de um hotel, uma pousada e diversas cabanas para aluguel.

A Companhia Hidromineral do Oeste Catarinense (Hidroeste), abastecida com águas minerais vindas de um poço artesiano com temperatura média de 37ºC, é a grande atração do município. A água é recomendada, entre outras coisas, para o tratamento de reumatismo, úlcera e cálculo renal. Dentro do complexo de 40.000 m² são oferecidas duas piscinas: uma semiolímpica e outra coberta, de 150 m². Para crianças, três módulos, com profundidade de 70 centímetros cada, equipados com seis chuveirinhos. O parque ainda tem 36 banheiras, algumas com hidromassagem. A área para camping, rodeada pelas verdes colinas da região, tem capacidade para abrigar 500 barracas.

Possui ainda espaço para festas, churrasqueiras cobertas e estacionamento. Situado no centro do município, o complexo foi construído às margens do Rio Chapecó, onde pode-se caminhar pelas trilhas ecológicas. No rio é possível pescar, passear de barco e andar de jet ski.

O carnaval é um dos mais concorridos da região oeste, durante os quatro dias de folia aproximadamente 15 mil pessoas visitam o município. Várias bandas de música acompanham os foliões durante todo o dia, e à noite a festa ocorre em São Carlos cidade vizinha.

Para amantes da pescaria, Águas de Chapecó, conta com dois pesque-pagues, ambos de fácil acesso e boa estrutura. E para os que procuram agito um dos eventos mais tradicionais da cidade, com participação de bandas típicas alemãs, é o Baile do Chopp, realizado no Ginásio de Esportes Municipal, sempre no primeiro sábado de janeiro.

Fonte:

Roteiros Turísticos Regionais

Portal do Governo de Santa Catarina

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...