Publicidade

ARTIGO

Cidade de São José dos Campos

A história de São José dos Campos remonta o final do século 16, quando o local era constituído por uma fazenda de padres jesuítas que se dedicavam a criação de gados com objetivo de evitar invasões de bandeirantes na região. Local de passagem de tropeiros, em 1767, a aldeia foi elevada a categoria de vila, começou a se desenvolver no século 19, através da produção de algodão e exportação para a indústria têxtil inglesa. A partir de 1950, o processo de industrialização começa a ganhar força no município, o que resultou no crescimento urbano e econômico da região. Atualmente, São José dos Campos é um importante polo tecnológico do País, tendo uma economia forte e consolidada, é uma das cidades mais desenvolvidas do sudeste brasileiro.

São José dos Campos, além de se destacar na economia do País, tem grande notoriedade no turismo da região, oferecendo opções de lazer para todas as faixas etárias, atrai visitantes de todos os cantos do País.

Com um rico patrimônio histórico, a cidade é uma boa pedida para quem gosta de arquitetura e história. Uma das atrações é o Museu da Arte, inaugurado em 2007, conta com um acervo com peças, objetos, artigos religiosos, além de outras peças. O Museu do Folclore é outra atração na cidade, possui um rico acervo e exposição do folclore da Região Vale do Paraíba. O Memorial Aeroespacial Brasileiro e o Museu Interativo também são atrações que vale incluir no roteiro.

Para os turistas que apreciam a arquitetura religiosa, São José dos Campos é uma excelente escolha. Nela, o visitante desfruta de muitas atrações, como a Igreja Matriz, a Catedral São Dimas, o Santuário São Judas Tadeu, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Capela Sagrado Coração de Jesus, além de outros templos religiosos que impressionam pelos detalhes arquitetônicos.

Se a ideia é fazer mais perto da natureza, São Bernardo do Campo também tem opções, tais como: o Parque Santos Dumont, o Parque Vicentina Aranha, parque da Cidade, Parque Ribeirão Vermelho, entre outros. Além de oferecem uma boa infraestrutura e uma muito verde, oferecem locais para a prática esportiva, sendo ótimas opções para se divertir com os amigos e família.

Outra opção é o distrito São Francisco Xavier, Localizado na região norte do município, oferece trilhas para caminhada e mountain bike, além de locais para a prática do voo livre. No distrito, o turista também pode aproveitar para conhecer o artesanato típico da região, prestigiar as festas religiosas e apreciar as belas paisagens bucólicas que impressionam.

Além de suas inúmeras atrações, São José dos Campos sedia diversos festivais, tem casas de shows, bares badalados, centros de compras, shoppings centers, rede de hotelaria, além de uma diversidade de opções gastronômicas. Uma cidade completa para quem quer se aventurar, fazer passeios incríveis e se divertir.

Fonte:

Prefeitura de São José dos Campos

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística


Autor: Deliane Evangelista de Lima


Publicado em: 01/05/2020

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...