Publicidade

ARTIGO

Cidade de São José dos Campos

São José dos Campos formou-se a partir da aldeia de índios guaianases do Rio Comprido, que numa fazenda jesuítica realizavam a atividade pecuarista e evitavam as incursões de bandeirantes. Com a regulamentação dos aldeamentos por lei, os jesuítas foram expulsos do local e só voltaram a ocupar aquelas terras anos mais tarde. Foi a nova ocupação jesuítica, ao redor da Igreja da Matriz, que deu origem à cidade.

Mais uma vez, em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil. Com isso, todas as posses da ordem foram confiscadas pela Coroa, que elevou a aldeia de São José dos Campos à categoria de vila para aumentar a arrecadação provincial. Na época a vila foi nomeada “São José do Paraíba”, e nela ergueu-se o pelourinho e a Câmara Municipal. A condição de vila permaneceu por um longo período, até meados do século XIX. Daí em diante, a região começou a apresentar seus primeiros sinais de crescimento econômico, graças à produção e exportação de algodão.

Quando o país foi atacado pela “peste branca”, a tuberculose pulmonar, São José dos Campos passou a ser muito procurada por doentes que buscavam a cura no clima da região. Esse fato fez com que fosse construída uma estrutura de atendimento com pensões e repúblicas, e também inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país.

Mas o investimento real na infraestrutura local veio apenas em 1935, quando o município foi transformado em Estância Climatérica e Hidromineral. Após essa reestruturação, em meados de 1950, foi instalado o Centro Técnico Aeroespacial – CTA e com ele a industrialização da cidade tomou impulso. Nas décadas seguintes vieram a consolidação da economia industrial, o crescimento demográfico e o início do processo de urbanização no município.

Finalmente, a partir da década de 90, a região sofreu um forte incremento no setor terciário. Hoje, a cidade é considerada um centro regional de compras e serviços. Além disso, São José dos Campos é o maior centro de pesquisa e produção de ciência e alta tecnologia do Brasil, exporta aviões e satélites para os cinco continentes e é sede de um moderno complexo industrial.

Como lugar para morar São José dos Campos é uma cidade moderna, mas que preserva as boas características interioranas. Em seus 1.099 Km2 de extensão, a cidade dispõe de uma infraestrutura urbana e um parque industrial que despertam o interesse de investidores, executivos e profissionais em geral. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), São José dos Campos está entre as 25 cidades do país com melhores condições para se viver. Sua população de 695.992 habitantes (2016) tem altos índices de qualidade de vida e pode usufruir de uma extensa área verde com parques, reservas ecológicas e regiões alpinas.

Fonte:

Prefeitura de São José dos Campos

CNM – Conselho Nacional dos Municípios

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...