Publicidade

ARTIGO

Cidade de Piracicaba

Da mesma forma que em muitos municípios paulistas, Piracicaba começou a ser ocupada através do ciclo das entradas e bandeiras. Nesse contexto, a primeira notícia que se tem a respeito de sua ocupação é uma tentativa mal sucedida de Pedro de Morais Cavalcanti, em 1693. Essa ação de povoamento só foi efetivada de fato em meados de 1723, quando sertanejos e posseiros começaram a se reunir em torno do salto de Piracicaba, com suas cartas de sesmaria.

Com a descoberta das minas de ouro de Cuiabá e a abertura da estrada de São Paulo, o povoamento desenvolveu-se e, como consequência, formou-se a sede do município de Piracicaba. No ano de 1774, o povoado foi elevado à categoria de freguesia do município de Itu, passando a chamar-se Vila Nova da Constituição, e somente em 1856 a vila recebeu os foros de cidade, denominada de Piracicaba, "lugar onde o peixe pára".

No início do século XX, fatores como o surgimento da estrada de ferro e da navegação fluvial a vapor aliados a visão de alguns dos seus moradores, a criação de escolas, de engenhos e a introdução do trabalho livre, motivaram a formação de pequenas propriedades e também o início de uma fase de progresso.

Com uma economia historicamente vinculada à produção agrícola e industrial, Piracicaba se localiza hoje em uma das regiões mais desenvolvidas e industrializadas do estado de São Paulo. Sua economia destaca os setores sucroalcooleiro e metal-mecânico. Já, seu parque industrial é diversificado e engloba indústrias e empresas nacionais e multinacionais. Também é na cidade que estão instaladas as unidades dos maiores hipermercados do Brasil e da Europa.

No campo da educação, Piracicaba é considerada um polo de desenvolvimento científico e tecnológico por causa de suas importantes e reconhecidas instituições de ensino e pesquisa. Por esse motivo, a população de 394.419 habitantes (2016) tem fácil acesso a um grande número de cursos técnicos que fazem do município um excelente centro regional de formação profissional. Por esses e outros motivos, a qualidade de vida da população é referência no país e atinge índices acima da média do estado de São Paulo.

Outro âmbito em que Piracicaba se destaca é o da cultura. Teatros, cinemas, galerias de arte, museus e centros culturais, proporcionam para a população inúmeras opções de lazer e entretenimento. Dentre eles, entram em destaque os eventos de projeção internacional como o Salão de Humor e a Bienal Naif. Seus restaurantes, cantinas, bares e casas de show, bem como a famosa Rua do Porto, oferecem qualidade e diversidade gastronômica e garantem a saúde e bem estar da população.

Fonte:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística

IPPLAP – Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...