Publicidade

ARTIGO

Estado de São Paulo

O estado de São Paulo é considerado um dos mais importantes do país, por sua história, cultura, diversidade populacional e, principalmente, por ser o principal centro econômico do Brasil. Fica localizado na região Sudeste do país, ladeado por Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. É composto por 645 cidades e possui uma população estimada de 41.940.091, sendo rica de culturas e saberes, pois possui uma grande variedade de pessoas vindas de outros estados e países. Sua capital, São Paulo, é a principal metrópole brasileira, com crescimento demográfico e representação no meio econômico nacional.

Historicamente, foi no período do Brasil Império que o estado inciou sua ascensão nacional, através do avanço dos cafezais, sendo a terra roxa um ótimo solo para plantio. Com isso, surgiu a necessidade de melhorar o transporte, sendo construídas estradas de ferro em Santos e São Paulo, como a São Paulo Railway, responsável pelo primeiro trem a ligar as cidades de Santos e Jundiaí. O Estado cresceu demograficamente, se desenvolveu e virou o maior parque industrial, a maior produção econômica, além de ser responsável pelo maior índice de imigração e a maior população do país (com uma faixa etária média de 33 anos, segundo dados do SEADE).

Dentre toda a expansão que o Estado apresentou, os grandes responsáveis foram os imigrantes advindos de Portugal, Espanha, Japão, Alemanha, Líbano e dos migrantes que vieram de vários estados brasileiros. Com essa miscigenação, o estado ficou rico em culturas, culinárias e artesanatos.

No aspecto cultural o Estado apresenta, principalmente na capital, opções de qualidade e diversidade, atendendo a todos os gostos e bolsos. Para isso, existem museus que retratam a história do país e que trazem o melhor da arte dos diversos períodos, sendo eles: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), Museu da Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu Paulista e Museu da Língua Portuguesa.

A culinária está presente nos diversos restaurantes que existem no estado. Nas regiões do interior encontra-se a tradição caipira misturada aos hábitos portugueses e afro-indígenas e à culinária dos tropeiros. Na região litorânea predomina a culinária caiçara, que abusa de elementos da cultura portuguesa. Cidades como Barretos chamam a atenção pela culinária típica dos tropeiros e Campos do Jordão, cidade turística, é referência gastronômica do Estado.

 

Fonte: Portal online do Governo de São Paulo

Portal online do SEADE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...