Publicidade

ARTIGO

Estado de Rondônia

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do país e está localizada na região Norte do Brasil, limitando-se aos estados de Mato Grosso, Amazonas, Acre e ao Estado Plurinacional da Bolívia. Possui uma população estimada em 1.503.928 habitantes em uma área de aproximadamente 237.576km². Tem Porto Velho como capital, e sua população é uma das mais diversificadas entre os estados do país, onde se encontram, principalmente no interior no estado, sul-riograndenses, paranaenses, paulistas, mineiros, capixabas, mato-grossenses e baianos; além de cearenses, maranhenses amazonenses e acreanos, que se fixaram na capital preservando os fortes traços amazônicos da população nativa.

Banhado por grandes rios entre os quais estão o Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré, o estado possui clima equatorial, e tem como cidades mais antigas Porto Velho e Guarajá-Mirim. Seu terreno é suavemente ondulado e mais de 90% do território se encontra entre 100 e 600 metros de altitude.

A região onde está localizado foi conhecida pela primeira vez entre 1541 e 1542, com a chegada de um explorador europeu. Anos mais tarde, os bandeirantes desbravariam também tal terra. Fazia parte da antiga capitania do Mato Grosso, onde Rolim de Moura, seu chefe, defendeu as terras de todas as formas, assim como queria a Coroa Portuguesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a área onde é o estado hoje, foi desmembrado do Amazonas e do Mato Grosso com o nome de Território Federal do Guaporé, sendo nomeado como Rondônia somente em 1956, em homenagem do estado ao sertanista Marechal Cândido Mariano Rondon. O acesso fácil à terra boa e barata atraiu os latifundiários interessados em investir em agronegócio, além da descoberta de ouro e cassiterita, que foram de suma importância para o grande crescimento populacional. Em 1982, recebeu do governo brasileiro a condição de estado.

O estado desponta como um dos mais promissores polos da região e do país. Durante os anos 60 e 80, Rondônia era chamada de eldorado brasileiro, pois atraiu muitos imigrantes da região sul seduzidos por uma promessa de distribuição de terras do INCRA, que até hoje não aconteceu. Na última década, o estado teve um crescimento acima da média nacional, envolvendo setores da indústria, comércio e prestação de serviços. O estado é responsável por 40% da cassiterita (matéria-prima do estanho) produzida no Brasil, boa parte retirada de Bom Futuro, em Ariquemes, uma das maiores jazidas de cassiterita no mundo. Além disso, sua economia também é basicamente formada pelo extrativismo vegetal e pela agropecuária, o que fez com que houvesse a diversificação do setor produtivo de grãos, sendo a cidade de Vilhena o maior polo produtor e com maior utilização de suas rodovias para escoamento da produção regional para o porto graneleiro.

Nos anos 80, foi construído a Usina Hidrelétrica de Samuel que fomenta o crescimento dos segmentos madeireiro, mineral, construção civil e alimentício. As construções de um porto graneleiro, em Porto Velho em 1997, e da hidrovia do rio Madeira, também mudaram o perfil econômico de Rondônia. Com mais de mil quilômetros, a hidrovia conecta a capital ao Porto de Itacoatiara, no Amazonas, barateando o transporte dos produtos e diminuindo o valor agregado. Desde 1997, as empresas extratoras são controladas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

Fonte: Portal online do Governo de Rondônia.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...