Publicidade

ARTIGO

Cidade do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, capital do estado, é a segunda maior metrópole do Brasil e a mais conhecida internacionalmente, sendo o principal destino turístico da América Latina. A cidade maravilhosa tem 6.498.837 habitantes (2016), em uma área de 1.200 km² com extensão litorânea de 246 km² e área verde de 325 km².

Considerado o cartão postal do país, o morro do Corcovado com a imagem do Cristo Redentor foi eleito em concurso internacional uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Contudo, pontos como o Pão de Açúcar, a praia de Copacabana, o Estádio Maracanã e a torcida do Flamengo também são referências da cultura brasileira em todo o mundo.

O Rio foi intitulado como a cidade que possui o povo mais cordial do mundo, de acordo com pesquisas realizadas pelas universidades de Michigan e da Califórnia. A alma carioca é um dos maiores segredos do local, que é responsável pelo encantamento despertado pala cidade nos seus visitantes. Seu charme peculiar pode ser percebido na informalidade constante, sorriso fácil, andar ritmado e na eterna simpatia dos seus moradores. O “jeitinho carioca” vem da mistura de otimismo, descontração e musicalidade encontrada nos calçadões ou nos bares, presentes na maioria das esquinas.

A capital é sede das duas maiores empresas brasileiras, a Petrobrás e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina. Sua região também é contemplada por grande número de universidades e institutos, sendo o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil e responsável por 17% da produção científica nacional.

Conhecida como polo cultural do país, o título veio como herança do período em que a cidade era capital do Brasil Colônia, em 1763. A corte portuguesa estabeleceu-se no local, fugindo das invasões de Napoleão, e trazendo consigo os costumes, a literatura, a arquitetura e a moda europeia. Além de abrigar inúmeros museus, centros culturais, livrarias, teatros, cinemas e casas de espetáculos, seu clima propício faz com que o Rio abrigue 65% da produção nacional de cinema e grande parte dos talentos da música popular brasileira.

O berço do samba, cidade natal de Noel Rosa e Cartola, promove uma das mais famosas festas do mundo, o Carnaval. Essa é a ocasião que as comunidades dos morros comandam o espetáculo de cor e ritmo que fascina a todos que assistem. De acordo com um levantamento feito pela Riotur, em 2009 a cidade recebeu 719 mil visitantes que vieram só para participar dos desfiles no Sambódromo.

O famoso Réveillon carioca atrai cerca de 2 milhões de pessoas para a orla, onde o destaque é a praia de Copacabana, eleita a mais bela do mundo. São 4km com fogos de artifício estourando no céu, no mar, ou em cascatas nas fachadas dos hotéis por 22 minutos. Além disso, são montados palcos especialmente para shows com os principais artistas brasileiros, que começam na noite do dia 31 e só terminam na manhã do dia seguinte.

Embora classificada como uma das principais metrópoles do mundo, uma porção significativa dos 6 milhões de habitantes da cidade vive em condições de pobreza. A maioria de seus numerosos subúrbios é composta por favelas, aglomerados urbanos normalmente construídos sobre morros, onde as condições de moradia são extremamente precárias. Dentro desse contexto, os índices de criminalidade são consideráveis, como os da maioria dos centros urbanos.

Os investimentos em programas de segurança e educação têm diminuído a violência na cidade. Com 1.718 estabelecimentos de ensino fundamental, 1.492 unidades pré-escolares, 566 escolas de nível médio e 66 instituições de nível superior, a rede de ensino carioca é a segunda mais extensa do país. Ao total, são 1.414.048 matrículas e 73.508 docentes registrados.

Fonte:

Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...