Publicidade

ARTIGO

Cidade de Nova Iguaçu

A cidade de Nova Iguaçu fica localizada na Baixada Fluminense, área que é integrada por 13 municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Seu território limita-se com Miguel Pereira, Duque de Caxias, Japeri, Rio de Janeiro, Mesquita, Seropédica, Belford Roxo e Queimados. O município é o maior da Baixada com 517 km² de extensão territorial, o que corresponde a 11% da região.

Sua população é de 797.435 habitantes, de acordo com dados do IBGE 2016, e possui uma alta densidade demográfica com 1.527 habitantes por km², número acima da média do Estado, que é de 328. O território possui um terço coberto por florestas de mata atlântica e 67% são áreas de proteção ambiental, que abrigam uma bacia hidrográfica, tendo como principais rios o Iguaçu e o Guandu.

A economia da localidade é composta por atividades industriais e comércio desenvolvido. Sua infraestrutura é composta por 300 km de rodovias federais, estaduais e municipais, além da cidade situar-se às margens da mais importante rodovia do país, a Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, e nas proximidades do Porto de Sepetiba. 

As terras que atualmente fazem parte do município, eram habitadas pelos índios Tupinambás. A invasão dos franceses na Baía de Guanabara, em 1565, atingiu a Baixada por causa de uma aliança feita entre os invasores estrangeiros e os índios. Entretanto, com a derrota da aliança, os índios foram dizimados e as terras voltaram à Coroa portuguesa, que as rebatizou de Capitania do Rio de Janeiro.

Já no século XIX quando o café tornou-se a grande riqueza local, chegaram os trilhos das estradas de ferro para o transporte da produção, o que acarretou no desenvolvimento do povoado de Maxambomba, que estabeleceu-se às suas margens. Enquanto isso as povoações beira-rio entraram em decadência.

Na época de sua fundação, o município foi criado, extinto, desmembrado e restaurado por diferentes leis em menos de três anos. Ao ser restaurado, porém, Iguassú ficou sem uma parte do território inicial, a Freguesia de Inhomirim. Com a mudança do progresso da beira dos rios para junto aos trilhos das estradas de ferro, a sede do município foi transferida da decadente Iguassú para arraial de Maxambomba. A nova cidade só teve seu nome trocado para Nova Iguaçu em 1916, em homenagem ao nome da primeira sede que passou a ser conhecida como Iguaçu Velho.

Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma grande explosão demográfica na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro. Nesse período, disputas entre forças políticas locais trouxeram as últimas mudanças que deram ao município a configuração que possui hoje. Nova Iguaçu tornou-se então um gerador de novos municípios, com a emancipação de Duque de Caxias, que englobava São João de Meriti, em 1943; Nilópolis, em 1947; Belford Roxo e Queimados, em 1990; Japeri, em 1991; e Mesquita, em 1999.

O maior atrativo turístico das terras pertencentes ao município é a Reserva Biológica do Tinguá, que possui 26 mil hectares e está localizada entre a Zona Metropolitana e a Região Serrana do Estado. Seu relevo acidentado apresenta a mata atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras, piscinas naturais e ruínas dos séculos XVIII e XIX. Os visitantes podem participar de caminhadas nas trilhas da mata e banhos nas quedas d´água, além de passeios históricos pela ruínas, e culturais pela Estação Ferroviária de Tinguá, Estrada Real do Comércio, Fazenda São Bernardino, Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú e o porto da Vila de Iguaçu.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...