Publicidade

ARTIGO

Cidade de Nova Friburgo

A cidade de Nova Friburgo, localizada na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, possui uma área territorial de 933 km². Seu território limita-se com as cidades de Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Macaé, Trajano de Morais, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro e Teresópolis. O município, considerado a Suíça Brasileira, é a cidade mais fria do Estado. Nova Friburgo foi colonizada por 261 famílias suíças, totalizando 1.682 imigrantes, e foi batizada pelos suíços ganhando o nome de "Nova Friburgo" em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias suíças, Fribourg.

Imerso no verde da mata atlântica, o local possui invernos frios e secos, e verões amenos e úmidos. O ambiente de cidade europeia atrai muitos visitantes que procuram suas diversidades gastronômicas e a qualidade de sua rede hoteleira, considerada a maior do interior do Estado do Rio de Janeiro. Seus roteiros turísticos abrangem passeios familiares como a Queijaria Escola, o Jardim do Nêgo, o Parque de Furnas do Catete, o Nova Friburgo Country Club e o Pavilhão das Artes. Além disso, a cidade também é propícia para a prática de diversos esportes radicais como canoagem, canyoning, downhill, escalada, montanhismo, off-road, parapente, rafting, rapel e trekking.

A grande atração friburguense é o seu teleférico, que é o maior de cadeiras duplas do país, possuindo dois níveis. No primeiro, existem máquinas de fliperama e uma pista de boliche, além de ser possível fazer caminhadas ecológicas no local, e no segundo nível, os visitantes conseguem avistar grande parte da cidade Nova Friburgo. A estrutura possui quase 1.500 metros de extensão e leva os passageiros da Praça do Suspiro ao alto do Morro da Cruz, possibilitando uma vista panorâmica da cidade.

Conhecida como a Capital Nacional da Moda Íntima, Nova Friburgo tem sua economia voltada para a confecção de lingerie. O volume de peças feitas na cidade atinge 25% da produção nacional, e suas marcas estão começando a competir no mercado exterior. Outra atividade de destaque na região é o cultivo de flores, já que a cidade é a segunda maior produtora do artigo no Brasil, sendo superada apenas por Holambra, em São Paulo.

A história da fundação do município começou em 1818, quando D. João VI, com o objetivo de aumentar a população do Brasil, delegou a Sebastião Nicolau Gachet, da Suíça, que estabelecesse uma colônia de famílias na Fazenda do Morro Queimado. A chegada dos imigrantes impulsionou o desenvolvimento da então pequena cidade de propriedades rurais. O fato acarretou no crescimento do comércio no século XIX, a criação de escolas, como Colégio Freese, e contribuiu para atrair um grande número de jovens de diversas regiões do país.

Com o crescimento da produção de café, a colônia de Nova Friburgo desenvolveu-se como importante núcleo urbano, condição que lhe conferiu o título de vila independente. Em 1890, a Suíça Brasileira foi elevada à categoria de cidade. Depois disso, o município começou a explorar seu potencial turístico ampliando suas fontes de renda. Nova Friburgo é a segunda maior área urbana da região serrana, com uma população de 185.102 habitantes (2016). Situada a 140 km do Rio de Janeiro, sua economia movimenta 12 municípios do centro norte fluminense.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...