Publicidade

ARTIGO

Cidade de Niterói

A 21 quilômetros da cidade maravilhosa, a cidade de Niterói possui uma área de 133 km² com um litoral de 11 km. Os municípios que fazem limites com a cidade são Maricá, São Gonçalo e Rio de Janeiro. A hospitalidade do seu povo rendeu a Niterói o apelido de “Cidade Sorriso”.

Sua população é composta por 497.883 habitantes (2016) e possui o terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. A região oferece exemplos de prevenção na área de saúde e saneamento básico, pioneirismo na implantação do programa Médico de Família e, além disso, é uma das poucas no Brasil a terem 100% de sua área atendida com fornecimento de água tratada e 75% dos dejetos coletados e tratados em uma ampla rede de esgoto que inclui cinco estações de tratamento.

A cidade é a mais escolarizada do país, segundo dados do INEP (Ministério da Educação/2000). A localidade tem o maior índice de frequência escolar entre a população de 7 a 14 anos (97,52%) e a média de anos de estudo chega a 9,5 com uma taxa de alfabetização de 96,4% na população acima de 15 anos. Os investimentos de base dão à cidade a melhor qualificação de mão de obra de todo o estado do Rio de Janeiro.

Niterói está voltada para o desenvolvimento urbano aliado a um extenso e planejado processo de inclusão social, priorizando as áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, educação, cultura e saneamento. Durante anos era considerada "cidade-dormitório" e, atualmente, tornou-se referência em serviços e qualidade de vida.

A cidade despontou como ponto de apoio aos municípios produtores de petróleo do país. Sua localização privilegiada, entre as duas maiores bacias de petróleo e gás natural do Brasil (Bacia de Campos e de Santos), trouxe a Niterói uma importância estratégica para o crescimento nacional do setor.

A recuperação da indústria naval e os investimentos na qualificação da mão de obra impulsionaram o desenvolvimento. Niterói está entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Somente no setor de petróleo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a região responde por 70% do parque instalado fluminense, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. Além de recuperar sua tradicional indústria naval, os negócios dos setores de pesquisa tecnológica e científica, construção civil, comércio, serviços e turismo foram alavancados.

Uma visita à região já se justificaria pela bela vista dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. Entretanto, Niterói também possui suas belezas naturais e atrações turísticas, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o Polo de Moda, o comércio diversificado e a gastronomia de excelência.

A construção que mais surpreende os visitantes é a Ponte Rio-Niterói. Inaugurada em 1974, é a maior do Hemisfério Sul. A obra tem o maior vão em viga reta contínua do mundo, uma estrutura de aço com 300 metros de comprimento suspensa a 60 metros de altura. É a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em suas entranhas, sendo uma das três maiores pontes do mundo em volume espacial.

Niterói é um dos maiores centros históricos-culturais do Brasil, pois tem sua cultura marcada pela vila de pescadores (Jurujuba), as fortalezas, os museus e até os monumentos modernistas, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que é o símbolo do município, construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A arquitetura é caracterizada por um contraste entre o passado e o presente. Edifícios históricos, como a Biblioteca Pública Estadual, o Fórum, os Correios, o Teatro Municipal, a Estação Cantareira, o Palácio do Ingá, o Solar do Jambeiro e a Câmara Municipal, ficam lado a lado com obras de vínculo futurista.

As igrejas católicas também expressam a cultura niteroiense. A Igreja de São Lourenço dos Índios, o marco de fundação do município, a Igreja de São Sebastião de Itaipu, a Igreja da Boa Viagem e a Basílica Nossa Senhora da Auxiliadora constituem um complexo religioso e embelezam as ruas com seu estilo barroco, clássico e colonial.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Niterói

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...