Publicidade

ARTIGO

Cidade de Piratini

O processo de povoamento de Piratini começou em 1789, através da vinda de mais de 40 casais açorianos com o objetivo de trabalharem e residirem na região. Palco de vários conflitos da Revolução Farroupilha, o município ganhou destaque no cenário político por tornar-se a Capital da República Rio-Grandense durante a revolução. O nome da cidade é de origem Tupi Guarani e significa ‘peixe barulhento’.

Cidade de muitas matravilhas

Com população estimada de 20.663 pessoas em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Piratini é uma cidade histórica e tem como principal atrativo turístico seus diversos prédios, alguns com mais de 100 anos de existência, que preservam a história e a cultura do município.

Um dos cartões postais da cidade, o Palácio da República Rio-Grandense, construído em 1824, é parada obrigatória para quem for conhecer a região. Único do gênero no País, possui fogão gaúcho de chão e chaminé sete bocas, tipo árabe. Tombado pelo Patrimônio Público Histórico e Artístico nacional, atualmente abriga vários órgãos da Prefeitura, um lugar que encanta pelos detalhes.

Ministério da Guerra, construído em 1818, já foi propriedade do Capitão Manoel Gonçalves Meireles, sobrinho de Bento Gonçalves. Tombada como Patrimônio Histórico Nacional, abriga o Museu Histórico Farroupilha. Lá, é possível desfrutar, além da belíssima arquitetura em estilo colonial, de um rico acervo de armas, mobiliários, vestes sacerdotais, imagens sacras, instrumentos musicais, telas e gravuras sobre a guerra dos farrapos, além de um acervo de utensílios de usos pessoal de Bento Gonçalves.

O Teatro Municipal Sete de Abril, o Sobrado da Dorada, a Casa de Garibaldi, o prédio da Prefeitura Municipal, construída em 1828, e a Casa da Camarinha, construída em 1789, entre outras construções históricas, encantam com suas belíssimas arquiteturas. Vale a pena passear pelas ruas da cidade e admirar esses lindos patrimônios de grande valor para o município.

Para quem aprecia o turismo religioso, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, projetada por um arquiteto italiano, foi tombada como patrimônio municipal, encanta pelos seus ricos detalhes e seu ambiente de paz e fé.

Com paisagens incríveis, povo hospitaleiro e lindos prédios, Piratini é uma cidade gaúcha que não pode faltar no roteiro de viagem de quem vai conhecer o Estado. Lá, é garantia de passeios incríveis, gastronomia deliciosa, ambiente tranquilo e muitos lugares para fazer belas fotos.

Fonte:

Portal da Prefeitura de Piratini

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Autor: Deliane Evangelista de Lima


Publicado em: 19/11/2019

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...