Publicidade

ARTIGO

Cidade de Novo Hamburgo

Com 249.113 habitantes (2016) e uma área territorial de 223 km², Novo Hamburgo encontra-se a apenas 40 km da capital, Porto Alegre. Localizada no Vale dos Sinos, a cidade faz limites com os municípios de São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Campo Bom e Gravataí. Em Novo Hamburgo é possível visualizar no rosto da população a mescla de culturas vinda da colonização alemã, imigrantes italianos, índios (que já habitam a as terras antes da colonização), negros, portugueses e espanhóis.

A história de Novo Hamburgo teve início em 1824, quando os imigrantes que ocupavam a região formaram uma comunidade chamada Hamburguer Berg. Os alemães construíram ali várias casas comerciais, e por volta de 1850 começaram a surgir os primeiros curtumes, as selarias e as oficinas dos sapateiros. Em 1875 Hamburger Berg foi elevada à categoria de freguesia e distrito de São Leopoldo, uma vez que Novo Hamburgo não era independente do município vizinho. No ano de 1927 o local conseguiu sua emancipação política tornando-se cidade e desenvolvendo-se devido à indústria do couro e do calçado, o que a tornou conhecida como “capital nacional do calçado”.

Atualmente Novo Hamburgo é conhecida pela hospitalidade e alegria. Caracterizada também por sua intensa produção de calçados, a cidade oferece diversas opções de turismo, sempre ligadas à colonização alemã e construções históricas e religiosas.

Passeando por Novo Hamburgo é indispensável uma visita ao Museu Casa Schmitt Presser, um local autêntico e exemplar da arquitetura enxaimel, típica dos primeiros imigrantes alemães. Para aqueles que apreciam arte, telas e esculturas, é imprescindível uma visita à Fundação Ernesto Frederico Scheffel e à Galeria Leões da Arte. Em Novo Hamburgo não faltam locais para descanso e lazer, como o Centro Municipal de Cultura Parahim Pinheiro Machado Lustosa, o Teatro Paschoal Carlos Magno e os Centros de Tradições Gaúchas.

Os visitantes que apreciam a natureza podem procurar pelas diversas opções de balneários, ecoparques e fazendas que a cidade oferece. Já no âmbito comercial as feiras do calçado, Fenac e Fimec, movimentam a economia local todos os anos, trazendo para Novo Hamburgo turistas e empresários do mundo inteiro.

Novo Hamburgo tem as quatro estações do ano bem definidas, sendo que no inverno, registra temperaturas próximas de zero grau, chegando até a 2 graus negativos. Já no verão, o calor intenso provoca temperaturas acima dos 40 graus. A cidade é banhada pelo Rio dos Sinos, que ocupa uma área de 4.328 quilômetros quadrados, abrangendo 28 municípios.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2018 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2018 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...