Publicidade

ARTIGO

Estado do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil e faz fronteira com o Uruguai e com a Argentina, o que lhe confere uma localização privilegiada entre os países que compõem o bloco econômico do Mercosul. Com cerca de 282 mil quilômetros quadrados, o estado totaliza um pouco mais que 3% do território brasileiro. Sua população é formada por 11 milhões de pessoas, que representam 6% dos habitantes do país.

O estado alcançou a marca de terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, o que significa melhores condições de vida na região. A mortalidade infantil é inferior a 13 óbitos por mil habitantes, a expectativa de vida está entre as maiores do país, superior a 74 anos, e a taxa de alfabetização ultrapassa os 92%.

O Estado possui 496 municípios, situados em zona urbana e rural. Entre os principais, com altos índices de densidade demográfica e participação econômica, estão a capital Porto Alegre, Canoas , Caxias do Sul (principal cidade do pólo metal-mecânico na região serrana), Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana, reservando como destaques turísticos as cidades de Canela e Gramado.

Por conta da constante luta territorial, o sul foi uma civilização militar e pastoril nas imensas áreas propícias para a criação de gado bovino, colonizado inicialmente por tropeiros e militares, brasileiros de outras regiões e portugueses, principalmente açorianos. A origem do gaúcho vem da miscigenação dos indígenas com os lusos-brasileiros e hispânicos. Atualmente, o Gaúcho Pampeano traz fortes convergências culturais com os gaúchos uruguaios e argentinos, vivendo situações e atividades idênticas.

Em 1824, começaram as imigrações incentivadas pelo governo brasileiro. Os italianos e os alemães foram os primeiros a trazer seus costumes e enriquecer a cultura rio-grandense. Os poloneses chegaram em grande número no fim do século XIX e os japoneses após a 2ª Guerra Mundial. Em 1880, foi a vez dos árabes e das novas migrações continuarem a contribuir para a formação das tradições gaúchas. Em menor número, também vieram para o estado os holandeses, chineses, franceses, ucranianos, russos, letonianos, ingleses, americanos, suíços, belgas, húngaros, gregos e suecos. Na região da Serra, ainda é possível ouvir brasileiros falando alemão e italiano, no lugar da língua portuguesa.

A economia do estado é reconhecida nacionalmente pela produção e exportação de grãos, contudo, grande parte das suas atividades são baseadas no setor industrial e de serviços. O crescimento latente da economia conferiu ao Rio Grande do Sul o título de quarto maior PIB do Brasil. Essa realidade, associada às boas condições de estradas, telecomunicações e energia e aos programas oferecidos pelo governo, tornam o estado o campeão em atração de investimentos nacionais e internacionais.

Os Pampas Gaúchos e o chimarrão são os símbolos mais populares da rica cultura gaúcha. A paisagem das pradarias verdes e imensas, esconde a diversidade natural que existe nos Cerros, Serras e Restingas. Os prédios históricos, em diversas cidades e capitais farroupilhas da região são preservados, onde o visitante pode reviver a história de luta desse povo. Nos Pampas é possível conhecer o artesanato local, rico em couro, lã e madeira, as danças nativas e o som dos artistas locais. Com o cheiro do churrasco tradicional gaúcho e o sabor do chimarrão, o visitante pode aproveitar a imagem do campo vasto, emoldurada pelo gado e a presença do pampeano à cavalo.

O turismo no estado conta com uma ampla infaestrutura e tem como base a sua diversidade de culturas. A região tem como sua especialidade o turismo rural, com a qualificação das tradicionais estâncias gaúchas para atendimento de turistas; o turismo de aventura e ecológico; o turismo religioso, com festas e procissões que reúnem mais de 500 mil participantes; e o turismo histórico-cultural, que tem como principal atração as Missões Jesuíticas - Patrimônio da Humanidade.

Fonte: Portal do Governo do Rio Grande do Sul

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...