Publicidade

ARTIGO

Estado do Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do país, e está localizado na região Nordeste do Brasil, limitando-se aos estados de Paraíba, Ceará e ao Oceano Atlântico. Sua população é estimada em 3.137.541 habitantes, sendo destas, 73% residindo em áreas urbanas. Possui uma área de aproximadamente 52.796km². Tem a cidade de Natal como capital, e outras cidades de importância como Mossoró, Parnamirim, Assu, Currais Novos e Caicó. Na região nordeste é o segundo estado com melhor IDH, o menor índice de desnutrição e mortalidade infantil, além de ser o segundo estado mais seguro do país. O terreno possui mais de 80% do território, menos de 300m. Potenji, Moçoró, Apodi, Assu, Piranhas, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú são os principais rios. As ilhas do Atol das Rocas pertence também ao estado, e o clima da região é tropical. Sua localização faz com que seja chamada de “esquina do Brasil”, e foi por esse motivo que o governo dos Estados Unidos estabeleceu uma base aérea no estado durante a Segunda Guerra Mundial.

A história do estado começa nas capitanias hereditárias, onde o estado de Rio Grande é doado pelo rei Dom João III de Portugal a João de Barros, mas a colonização da área fracassa. Os franceses, que conheciam a área pelo tráfico de pau-brasil dominaram a área até os idos de 1598, quando Manuel Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque orientaram a construção do Forte dos Reis Magos para proteger o território da coroa portuguesa, que cai nas mãos dos holandeses em 1634, retornando às mãos lusitanas em 1654. A coroa portuguesa tinha razão de se preocupar com esta área, afinal era um local estratégico tanto militar quanto comercial. Em 1701, após ser dirigido pelo governo da Bahia, passa ao controle da capitania de Pernambuco tornando-se província em 1822 e, em 1889, estado.

Além dos números de desenvolvimento humano empolgantes, o estado ainda é, além de um potencial turístico, o principal destino nacional de investidores estrangeiros. Em 2007, o valor de investimento chegou a ser o dobro do ano anterior e 25% do investimento estrangeiro no país. Somado à isso, é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do país, além de se destacar na pecuária, carnicicultura e fruticultura irrigada. Na indústria, o parque têxtil é um dos mais visados. A cultura, com o artesanato e o folclore dos imigrantes, também é uma grande atração. A Educação, por sua vez, não deixa a desejar. O Rio Grande do Norte é um belíssimo lugar que mostra lugares paradisíacos atrelado ao desenvolvimento.

 

Fonte:Portal do Governo do Rio Grande do Norte.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...