Publicidade

ARTIGO

Cidade de Floriano

Com uma população de 58.892 habitantes (2016) e uma área territorial de 3.409 km², a cidade de Floriano é banhada pelo Rio Parnaíba em toda sua extensão. A 256 km da capital do Piauí, o município é conhecido como “Princesa do Sul”, por ser um ponto convergência do sul do Piauí com o Maranhão.

A região de Floriano teve sua colonização iniciada com a doação de terras do Piauí pela Coroa Portuguesa. O primeiro habitante foi Domingos Affonso Mafrense, que fundou fazendas de gado no território que recebeu, começando assim a primeira atividade comercial da cidade, seguida pela agricultura. Os currais se multiplicavam como fonte principal de riquezas, o que se tornou uma fonte de expansão para o Estado. Mais tarde, com a morte de Mafrense, suas fazendas foram doadas aos jesuítas, que fizeram as terras prosperarem. Porém, em 1760, os padres foram expulsos e as terras passaram a ser poder do Estado do Piauí.

Em 10 de setembro de 1873, o território das fazendas então formaram a Colônia Rural de São Pedro de Alcântara, que, mais tarde, tornou-se Vila da Colônia. Até que, em 8 de julho de 1897, foi elevada à categoria de cidade, recebendo o nome de Floriano, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

Ao longo dos anos Floriano cresceu muito e tornou-se um influente polo de desenvolvimento, sendo considerado um município emergente. A cidade tem se destacado como uma das maiores do Nordeste brasileiro, principalmente por sua forte vocação comercial, além de centro educacional e polo de turismo, saúde e prestação de serviços.

Um fator importante para a economia de Floriano está no porto fluvial, que exporta produtos como algodão em pluma, arroz, gado, telhas, tijolos e óleo e amêndoa de babaçu. O comércio de outras miudezas e tecidos também desenvolveu-se nos últimos ano, assim como o de produtos farmacêuticos.

Alguns pontos turísticos da cidade são o Museu do Automóvel de Floriano, uma boa opção para os amantes de carros antigos, caminhões e bicicletas. O visitante pode ainda adquirir revistas, acessórios e fotos do gênero. Também destacam-se pontos como o Terminal Turístico Beira-Rio, a Capela Padre Pio de Pietrelcina, o Mosteiro das Monjas Concepcionistas, a Cidade Cenográfica e os Casários Árabes.

A cultura local é muito conhecida, especialmente o folclore, no qual há herança portuguesa, indígena, negra e árabe. O folclore é composto por figuras características, como Seu Salomão Mazuad, Calixto Lôbo, o Cavalo Piancó, o Pastoril, o Cabeça de Cuia e a porca do dente de ouro, por exemplo. A cultura popular é famosa também pela comemoração do carnaval local, maior festa do gênero na região. A maior concentração da festa acontece no cais do porto, onde ficam trios elétricos nas quatro noites de comemoração, atraindo foliões de todo o Brasil.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Floriano

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...