Publicidade

ARTIGO

Cidade de Jaboatão dos Guararapes

Com 691.125 habitantes (2016) e uma área territorial de 258 km², a cidade de Jaboatão dos Guararapes é parte da Região Metropolitana do Recife, situada a apenas 14 quilômetros da capital. Segundo censo do ano de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jaboatão tem a economia baseada na prestação de serviços, na indústria e na agropecuária.

Seu nome evoluiu da palavra de origem indígena “Yapoatan”, primeiro nome da cidade, em homenagem a uma árvore muito comum no local. O município ganhou os apelidos de “berço da pátria" e “berço do Exército Brasileiro”, por ser o local das invasões holandesas na época do descobrimento do Brasil, que encerraram-se com a expulsão dos mesmos pela população nacional.

A colonização da cidade foi iniciada por Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira, que instalaram um engenho de cana-de-açúcar. A partir desse engenho, chamado São João Batista, hoje a Usina Bulhões, o povoado foi então fundado no ano de 1593. Em 1873 tornou-se vila e, em 1884, finalmente foi desmembrado de Olinda e elevado à categoria de cidade. O nome atual só veio em 1989, em homenagem aos Montes Guararapes.

De clima quente e úmido, Jaboatão não deixa a desejar no quesito praias, oferecendo oito quilômetros de orla. Visitantes e moradores podem desfrutar de localidades mais urbanas, como a Piedade, e outras quase inexploradas, como a Praia do Paiva. Além delas, existem ainda as praias de Candeias e Barra de Jangada, manguezais, restinga e a foz do Rio Jaboatão, que encontra-se com o Oceano Atlântico. Jaboatão dos Guararapes possui ainda arrecifes, em sua maioria submersos, e piscinas naturais ao longo de suas praias.

O turismo é também muito favorecido por monumentos históricos; pelo movimentado centro comercial; por shoppings, incluindo o segundo maior do Estado de Pernambuco; e pela grande variedade de hotéis, que inclui opções de bandeira internacional. Além disso, a cidade possui igrejas seculares e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário pelo qual o Estado passou.

Entre os bens tombados como Patrimônios Históricos, estão o Parque Nacional Histórico dos Montes Guararapes, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a Capela de Nossa Senhora do Loreto e o Povoado de Muribeca dos Guararapes. O município é responsável também pela tri secular Festa da Pitomba, uma das das manifestações culturais e religiosas mais antigas do Brasil, que atrai mais de 100 mil pessoas todos os anos durante a semana de eventos.

A procura pelo local como destino turístico gerou uma expansão do mercado imobiliário, que movimenta a economia local. Com uma posição estratégica, próxima ao principal polo de desenvolvimento de Pernambuco, o Porto de Suape, o município é servido de importantes rodovias e sua infraestrutura conta também com o sistema metrô para facilitar a entrada e locomoção dos visitantes.

Atualmente, questões econômicas dividem Jaboatão dos Guararapes em três: o Centro, a região de Cavaleiro e a dos Prazeres. O centro guarda características comuns em cidades do interior, onde são realizadas atividades comerciais e agrícolas; em Cavaleiro o comércio é dominante; enquanto o distrito de Prazeres acabou por tornar-se um polo industrial e logístico, onde está localizada a área litorânea, que tanto se desenvolve com o turismo regional. O município tem se destacado pelos altos índices de crescimento atingidos nos últimos anos, consolidando-se como o segundo município do Estado de Pernambuco em arrecadação.

Fonte:

Prefeitura da Cidade de Jaboatão dos Guararapes

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...