Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cabo de Santo Agostinho

Parte integrante da Região Metropolitana de Recife, com 202.636 habitantes (2016) e uma área territorial de 448 km², Cabo de Santo Agostinho é conhecida por suas belas praias e reservas ecológicas. O Produto Interno Bruto (PIB) do município, segundo dados de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concentra-se nas indústrias, na prestação de serviços e na agropecuária, nessa ordem. Além disso, destaca-se também o turismo da região, muito beneficiado por suas belezas naturais.

Os primeiros habitantes do Cabo de Santo Agostinho foram os índios Caetés, que chamavam o local de Arraial do Cabo, por volta do século XVI. A partir de 1570, e durante muito tempo, a economia do Cabo esteve voltada para a monocultura da cana-de-açúcar. O primeiro engenho, hoje conhecido como Engenho Velho, foi o mais antigo centro açucareiro da região. Com a força da atividade, o Cabo de Santo Agostinho deteve, durante muito tempo, o poder econômico de Província de Pernambuco, época em que a cana-de-açúcar representava o crescimento no país. No entanto, sua instalação só foi ocorrer em 18 de fevereiro de 1812 e, finalmente, em 9 de julho de 1877, a Vila do Cabo de Santo Agostinho foi elevada à categoria de município.

Cabo de Santo Agostinho evoluiu muito desde os tempos em que era vila, tornando-se um dos principais distritos industriais do Estado de Pernambuco. Nele está instalado o Complexo Industrial-Portuário de Suape, um dos polos industriais mais completos da região nordeste e que está entre os 11 portos prioritários do Brasil, sendo uma das principais alternativas para o transporte de cargas na região.

Outro elemento que movimenta a economia é o comércio, valorizado pelo shopping da cidade, e pelo Mercadão, a maior feira livre da Região Metropolitana do Recife. Com oito anos de existência, os preços acessíveis e a variedade e qualidade de seus produtos trazem um público cada vez maior ao local. O artesanato, que também movimenta o comércio da região, está mais voltado para a produção de cerâmicas.

Atualmente, o município virou foco de turistas, que vêm de todas as partes do mundo em busca da boa infraestrutura oferecida, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes de todos os padrões. Os visitantes podem conhecer as diversas reservas ecológicas e belas praias paradisíacas, como a Praia do Paiva, Itapuama, Pedra do Xaréu, Enseada dos Corais, Gaibu, Praia de Calhetas, Praia do Cabo de Santo Agostinho, Paraíso e Suape. Outras opções consistem na prática de esportes aquáticos, como o surfe.

Os monumentos históricos também são grandes atrativos para o turismo regional. Alguns lugares muito visitados são os velhos engenhos, que guardam a história do município, e o Forte Castelo do Mar, construído pelos portugueses em 1631. Em virtude de seu valor histórico, as fachadas de diversos imóveis são protegidas por lei municipal, apesar de que a maioria delas já encontra-se descaracterizada.

Os turistas em busca de religiosidade, encontram em patrimônios como as Igrejas Matriz de Santo Antônio, de Santo Amaro, de Nossa Senhora do Livramento, nas ruínas do convento carmelita e na antiga Capela do Rosário dos Pretos, locais que aliam devoção com atrativos histórico-culturais.

Com relação à cultura da cidade destacam-se as festas típicas, como a Festa da Lavadeira, que ocorre anualmente no dia primeiro de maio. Já as festas juninas realizadas em Cabo trazem um diferencial, o Trem do Forró, que tem ido do Recife ao Cabo, nos anos mais recentes.

Fonte:

Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...