Publicidade

ARTIGO

Cidade de Uraí

Assim como outros municípios paranaenses, Uraí foi povoado por uma empresa colonizadora denominada Companhia Nambei Tochi Kabushiri Kaisha. Em 1936, a localidade recebeu o gerente da empresa, Manjiro Watanabe e um grupo de imigrantes japoneses dando início à Colônia Pirianito. Rapidamente, o povoado desenvolve-se com base na fertilidade de seu solo e da exploração madeireira e, no ano de 1943, é elevado à distrito da cidade de Assaí, com a denominação de Uraí. Com apenas 11 anos de colonização, Uraí conquista sua emancipação política na data de 10 de outubro de 1947, sendo instalado em 4 de novembro do mesmo ano e com João Ribeiro Júnior escolhido como primeiro prefeito. Finalizando o ciclo da madeira, o município destacou-se na cultura do rami, chegando ao título de Capital Mundial do Rami, na década de 1980.

Localizado na região do norte pioneiro paranaense, Uraí está à 405 km de Curitiba. Com uma área de 237,81 km² e uma população formada por 11.678 habitantes (IBGE/2016), seu clima é classificado como subtropical úmido mesotérmico, de verões com temperatura média superior a 22°C e invernos de temperaturas inferiores a 18°C.

O município contabilizou em 2014 um Produto Interno Bruto per capita no valor de R$ 15.406,76. No PIB municipal, a maior porcentagem de participação pertence ao setor de serviços, com 58%. Em seguida, está a agricultura, com 34% e as plantações de soja, trigo e uva e, a indústria, com 8%, destacando as fábricas de têxteis e metalúrgica.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Uraí

IPARDES

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...