Publicidade

ARTIGO

Cidade de Umuarama

Umuarama é uma palavra criada em 1927 que deriva do idioma tupi guarani, tendo como significado “lugar de clima ensolarado para reunião de amigos”. No início da década de 1950, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná adquiriu 40.000 alqueires de terra no Noroeste do estado, visando sua colonização. Nesse período, a Companhia era a responsável pelo transporte dos colonos e de tudo que por eles era produzido, pela construção das casas e pela prestação de serviços médicos.

Em 26 de junho de 1955, foi realizada a primeira missa na localidade e essa ficou marcada como a data de fundação de Umuarama. Alguns meses depois, chegaram à Umuarama a primeira expedição com o objetivo de fazer contato com a tribo dos Xetá, cerca de 300 indígenas que residiam na região. Porém, muitos da tribo acabaram fugindo devido ao desmatamento da Serra dos Dourados. Povoada por mineiros, paulistas, gaúchos, entre outros, a região desenvolveu-se com base na agricultura e, na data de 25 de julho de 1960, Umuarama foi elevado à município, desmembrando-se de Cruzeiro do Oeste.

Município com área de 1.232,767 km², distante aproximadamente 576 km de Curitiba, Umuarama possui aproximadamente 109.132 habitantes (segundo estimativa em 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). De clima subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas superiores a 22°C no verão e inferiores a 18°C no inverno, a cidade conta com atrativos turísticos voltados ao segmento do ecoturismo. Exemplos disso são o Bosque do Índio, o Bosque do Uirapuru, o Recanto das Aves e o pesque-pague Primavera, um dos principais pontos de lazer da população umuaramense.

Umuarama é um município cujo Produto Interno Bruto depende quase 80% do setor de serviços, porém a indústria com seus 13% de participação apresenta-se forte nos segmentos de têxteis, química, mobiliário, vestuários, peles e produtos alimentícios. Na agropecuária, os destaques são a criação de bovinos, pastagens, forragens e laticínios.

Fonte:

Portal online da Prefeitura Municipal de Umuarama;

IPARDES

Portal online do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...