Publicidade

ARTIGO

Cidade de Santa Terezinha do Itaipu

Na região Oeste do estado do Paraná, o município de Santa Terezinha do Itaipu teve sua colonização iniciada devido aos ciclos da erva-mate e da madeira.

Durante o início do século XX, o governo liberou algumas concessões para exploração na região. Porém, com o fim dos ciclos a localidade só voltou a ser povoada na década de 1950 pela empresa Colonizadora Criciúma Ltda. Após comprar vários lotes de terras de 40 alqueires, a empresa revendia-os a preços mais baixo para pessoas vindas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do norte do estado.

Logo havia no povoado o primeiro acampamento da Colonizadora, seguido pelo Hotel São Pedro e de uma serraria e olaria. Em 1959, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Foz do Iguaçu, com o nome de Santa Terezinha (padroeira local). Na data de 3 de maio de 1982, o então maior distrito do Brasil, conquistou sua emancipação política e recebeu o acréscimo de “Itaipu” em homenagem ao Lago de Itaipu e a Usina Hidrelétrica que havia trazido vários novos habitantes.

Com uma área total de aproximadamente 259 km², Santa Terezinha do Itaipu está à 619 km de Curitiba e à 22 km de Foz do Iguaçu. Seu clima é classificado como subtropical úmido mesotérmico, de verões quentes e com concentração de chuvas e invernos de poucas geadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2016, o município contabilizava 22.783 habitantes.

Na economia, o setor de serviços é responsável por 71% do Produto Interno Bruto municipal, seguido pela agropecuária (cultura de soja e milho e a criação de aves de corte) e pela indústria, representada pelas empresas metalúrgicas, de móveis, gêneros alimentícios e a extração de minerais. 

Para o turismo, os principais atrativos terezinhenses são o Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, uma estrutura de 284.000 m² que dispõe de local para prática de esportes náuticos, pesca esportiva, mirante de 20 metros de altura com visão para o lago de Itaipu e chalés para locação; o Parque Ecológico Domingos Zanette, para a prática de esportes, lagos e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes; o Bosque dos Pioneiros; e a Igreja Matriz de Santa Terezinha de Itaipu.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...