Publicidade

ARTIGO

Cidade de Salto do Lontra

O município de Salto do Lontra encontra-se no sudoeste do Estado do Paraná, onde residem cerca de 14.627 habitantes (2016). Microrregião de Francisco Beltrão, possui uma área territorial de 312 km2, dos quais pelo menos 310 km2 consistem em zonas rurais. O nome derivou da quantidade de lontras existentes no local, associando o fato à existência de um salto de água que encantou os primeiros moradores da região. Teve a colonização iniciada por volta de 1951 e no ano seguinte ergueu-se a primeira capela, nomeada em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida.

Nessa época começam a chegar os imigrantes, descendentes de alemães, italianos e poloneses, vindos especialmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Trouxeram consigo tradições e culturas características, herdadas pelos salto-lontrenses, além do objetivo de empreender a atividade agrícola. A região foi foco de conflitos por terra, disputas essas que só cessaram com a Revolução dos Colonos que ocorreu em Francisco Beltrão, município do qual Salto do Lontra era um distrito. Anos mais tarde, em 1964, foi elevado à condição de município.

O turismo é beneficiado principalmente pelo Salto do Rio Cotegipe com seus 25 metros de altura, localizado a 15 km da sede do município, numa área de preservação ambiental. O município possui ainda cinco grandes bacias hidrográficas.

A atividade industrial ainda não possui grande importância no município, que conta com 33 indústrias. O comércio varejista possui 89 estabelecimentos, sendo 15 estabelecimentos atacadistas e 28 de serviços. As indústrias dominantes são as de produtos alimentares, produtos minerais não metálicos, metalurgia, vestuário, calçados, tecidos e madeira.

A atividade pecuária registra o maior rendimento na criação de galináceos, seguida por bovinos e suínos e, logo após, a codorna. Na agricultura, o plantio que apresenta maior rendimento para o município é o de milho, além da grande importância do plantio da soja, do trigo e do feijão. Nas lavouras permanentes destaca-se a produção de árvores frutíferas, especialmente laranja e uva. A extração vegetal tem como maior produto a madeira em tora.

Fonte:

Portal do Governo do Paraná

IPARDES

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...