Publicidade

ARTIGO

Cidade de Rio Negro

O município de Rio Negro está localizado na região Sudeste do Paraná, a cerca de 116 Km de distância da capital Curitiba, fazendo limites com a Lapa, Campo do Tenente, Piên e Mafra, em Santa Catarina. O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperatura média anual de 17ºC e ocorrência de geadas frequentes no inverno. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016, sua população estimada foi de 33.628 habitantes, distribuídos em uma área de 604 Km².

Quanto aos aspectos econômicos, Rio Negro possui um setor industrial bem desenvolvido, com destaque para as indústrias de fumo, madeira, mobiliário, couros, peles e produtos similares, vestuário, calçados e tecidos. Além disso, há o setor de serviços que é bem diversificado, e as atividades agropecuárias, destacando-se as lavouras de feijão, soja, trigo, milho, batata, cebola, dentre outras e a produção de aves para o corte, o rebanho bovino e o gado leiteiro.

Registros históricos indicam que a região onde hoje localiza-se a cidade de Rio Negro, era habitada por índios Botocudos até meados do século XIX.A localidade, que era conhecida como Sertão da Mata passou a ser uma rota de passagem e pouso para os tropeiros, que saíam da cidade de Viamão no Rio Grande do Sul, até chegar à Sorocaba em São Paulo. Em diversas ocasiões a região foi atacada pelos indígenas. Assim, em 1817, o governo paulista, com o intuito de promover o povoamento desse território, enviou um grupo de portugueses açorianos.

Mas, a colonização efetiva da região começou com a construção da “Estrada da Mata”, ligando a Vila do Príncipe (Lapa) no Paraná, à Vila de Lages em Santa Catarina. As obras foram iniciadas em 1826, sob a supervisão de João da Silva Machado, o Barão de Antonina. Aos poucos foi se formando um pequeno núcleo populacional e construiu-se uma capela, a Capela da Mata do Caminho do Sul, em 1828.

A localidade recebeu um bom impulso, com a vinda de imigrantes alemães, em 1829. Alguns anos mais tarde, em 1838, Rio Negro foi elevado à categoria de freguesia e, em abril de 1870, em nível de vila e município, através da Lei nº 219. Sua instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro desse mesmo ano.

No ano de 1896, o município recebeu o título de cidade, sendo o seu primeiro prefeito, o Sr. Joaquim Teixeira Sabóia. O nome da cidade é uma referência ao rio Negro que banha o município e serve como divisa entre os Estados do Paraná e Santa Catarina.

Dentre as atrações turísticas de Rio Negro estão: a Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning, a Praça Rubens Dias da Silva, a Praça João Pessoa, o Calçadão Albany Bussmann, a Casa Bucovina, que abriga um acervo de móveis e utensílios da etnia alemã-bucovina, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

O Parque Ecoturístico Municipal São Luís Tolosa é um espaço à parte, pois trata-se de um complexo turístico de grande interesse ecológico, com uma imensa área de 1.102.792m², com trilhas monitoradas, em área ambiental protegida, abrigando um importante fragmento de floresta araucária.

Além disso, o local oferece vários ambientes culturais abertos à visitação, como a Capela Cônego José Enrser, o Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, a Cidade de Belém, Loja de artesanato, Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral. O visitante também tem à sua disposição restaurantes e lanchonetes. A edificação que existe no local, abrigava o Seminário Seráfico construído pelos padres franciscanos entre 1918 e 1923, e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e hoje abriga a Prefeitura de Rio Negro.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Rio Negro

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...