Publicidade

ARTIGO

Cidade de Ribeirão Claro

O município de Ribeirão Claro localiza-se na região do Norte Pioneiro, no Estado do Paraná. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada para o ano de 2016 é de 10.945 habitantes, distribuídos em uma área de 629 Km². O clima é o subtropical úmido mesotérmico, caracterizado por verões quentes e concentração de chuvas nesse período, invernos com geadas pouco frequentes, sem estação de seca definida e temperatura média anual de 15ºC.

Atualmente, a principal atividade econômica da cidade é a agropecuária, com destaque para as seguintes lavouras: café, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja e trigo. Além da produção de várias frutas como uva, laranja goiaba, limão, figo entre outras; e a criação do gado de corte e leiteiro, rebanho de suínos e galináceos.

Os registros de colonização mais intensa da região iniciaram-se por volta do final do século XIX, com a vinda de desbravadores e agricultores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esses pioneiros cruzaram o Rio Itararé, que separa São Paulo do Paraná, e instalaram-se à margem esquerda desse rio. Aos poucos, o povoado foi crescendo e se desenvolvendo e passou a chamar-se Vila do Espírito Santo do Itararé.

Em meados de 1895, outro povoado próximo surgiu, e foi denominado Taquaral, onde atualmente localiza-se a sede de Ribeirão Claro. Com isso, mais famílias dirigiram-se para a localidade, principalmente imigrantes italianos, atraídos pelo solo fértil, muito propício para o cultivo do café. Nessa época a Vila do Espírito Santo de Itararé sofreu com um forte surto de malária e seus moradores assustados com as várias mortes ocorridas, decidiram se transferir para Taquaral.

Às margens de um rio de águas claras e límpidas, logo Taquaral passou a chamar-se Ribeirão Claro, através da Lei Estadual nº 737, de 08 de março de 1908, com sua instalação solene, no dia 13 de maio de 1908. A Lei Estadual nº1.021, de 28 de março de 1911, elevou o município de Ribeirão Claro à condição de cidade.

Com um grande potencial turístico, a Pérola do Norte, como é conhecida Ribeirão Claro, possui vários atrativos como a Ponte Pênsil Alves Lima, a vista exuberante do Morro do Gavião, o Balneário da Cachoeira, a Represa Xavantes, a Cascata Gummy, entre outros. Além disso, a região apresenta uma geografia privilegiada para a prática de diversos esportes como pesca esportiva, canoagem, esportes náuticos e de aventura, como moutain bike, rappel e trekking. O turista conta ainda com várias opções de hospedagem, como pousadas aconchegantes, que além de oferecerem uma ótima acolhida, proporcionam momentos agradáveis em contato com a natureza.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro

IPARDES

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...