Publicidade

ARTIGO

Cidade de Paranaguá

Paranaguá está localizado no litoral do Paraná, na região Sul do Brasil. Distante 91 km de Curitiba, seu acesso se faz pela BR-277. Ao norte, faz divisa com Guaraqueçaba, a sul com Matinhos, a oeste com Morretes e Antonina, a Leste com Pontal do Paraná e o Oceano Atlântico. Seu clima é o tropical superúmido, com temperaturas superiores a 22°C, nos meses mais quentes, e 18°C nos meses mais frios, sem estação de seca.

A região onde se encontra o município de Paranaguá possui diferentes definições de autores sobre o significado da palavra Paranaguá. Sabe-se que a região já tinha esse nome na época da chegada dos portugueses. Os Carijó, de origem guarani, que habitavam toda a extensão do litoral paranaense, denominavam o lugar de “Pernogoá” ou “Parnaguá”, cujo topônimo deriva dos vocábulos indígenas “Paraná”: grande rio, e “Goá”: redondo, significando “grande mar redondo”. Assim, a definição está remetida à baía de Paranaguá, que delimita e enriquece o município.

A Baía de Paranaguá é a maior baía do Estado do Paraná e é considerada a terceira de maior importância no País pelo seu estuário lagunar, além de estar ladeada pela imponente Serra do Mar e por reservas de Mata Atlântica. Com uma área de 677 mil Km², subdivide-se em outras baías menores e possui em seu interior várias ilhas e comunidades de pescadores, além de abrigar o Porto de Paranaguá.

Pertence também à administração de Paranaguá a Ilha do Mel, considerada por muito tempo um local estratégico na defesa do território português, tendo como locais importantes a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra, o Farol das Conchas, além de belíssimas praias.

Parnanguara é o nome que recebe aquele que nasce em Paranaguá. Segundo o (IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016 a cidade possui, aproximadamente, 151.829 habitantes.

Seu PIB (Produto Interno Bruto) é aquecido pelo Porto Dom Pedro II, que movimenta a economia e é um dos principais locais de escoamento da produção agrícola, com destaque para produtos em grãos.

Historicamente, Paranaguá pela divisão do Tratado de Tordesilhas era o único território da coroa portuguesa, sendo ocupado por pessoas que se deslocaram de São Vicente e Cananeia (SP). No século XVII, tornou-se possessão da Espanha. Ainda nesse século, devido à procura de ouro no litoral, volta a ser domínio português e por seu crescimento Paranaguá vira capitania, sendo elevado como primeiro município do Paraná. Assim, a importância de Paranaguá é muito mais do que histórica, ela é o berço do início do desenvolvimento do Paraná, por isso um patrimônio.

Paranaguá é um município que tem no turismo um forte atrativo. São várias as construções preservadas, como na Rua da Praia, que concentra o maior número de casarões e palacetes do período colonial do Brasil.

Em dezembro de 2009, o setor histórico de Paranaguá, o núcleo mais antigo da cidade, foi Tombado como Patrimônio Histórico do Paraná, de reconhecimento nacional. Além do casario da Rua da Praia, a Igreja de São Benedito, na Rua Conselheiro Sinimbu, até a Rua Visconde de Nácar, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Colégio dos Jesuítas e a Igreja da Ordem 3ª de São Francisco das Chagas estão protegidas, ficando proibida sua demolição ou alteração do projeto inicial, somente sendo permitida sua conservação e restauração.

Quanto à visitação, há ainda o Porto Dom Pedro II, a Estação de trem, o Teatro da Ordem, a Casa da Cultura Monsenhor Celso e a Casa da Música Brasílio Itiberê, o Museu do Instituto Histórico e Geográfico, o Mercado Municipal, dentre vários outros locais históricos que compõem o turismo de Paranaguá.

Fonte:

IBGE.

Portal Online da Prefeitura de Paranaguá.

FERREIRA, João Carlos Vicente. Municípios Paranaenses: Origens e Significados de seus nomes. Curitiba, Secretaria

de Estado da Cultura, 2006, p. 223-4.

IPARDES

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...