Publicidade

ARTIGO

Cidade de Palmital

O município de Palmital está localizado na região Centro-Oeste do Estado do Paraná. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2016 sua população estimada foi de 14.332 habitantes, distribuídos em uma área de 817 km². O clima característico da região é o subtropical úmido, mesotérmico, com verões quentes e chuvosos e temperatura média anual de 20ºC.

A origem do nome Palmital deve-se à grande quantidade de palmito que existia na região, onde iniciou-se o povoamento e, mais tarde se tornaria a sede do município. O primeiro desbravador da localidade foi o Sr. Luiz Maximiliano Vicentin, que aí chegou com a sua família, razão pela qual a primeira rua da cidade leva o seu nome. Após a vinda dessa família, logo começaram a chegar paranaenses de outras cidades, nordestinos e também os imigrantes ucranianos, italianos, alemães e poloneses. Então, em 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual nº 4.338, foi criado o município, com território desmembrado de Pitanga. Sua instalação oficial ocorreu em 15 de novembro de 1961, com a posse de seu primeiro prefeito, o Sr. Carlos Gonçalves Siqueira.

Atualmente, a principal atividade econômica do município é a agropecuária. A agricultura é bem diversificada, com destaque para a produção de frutas como a laranja, abacate, melancia, pêssego e uva, além das lavouras de feijão, trigo, soja e milho. Na pecuária, o rebanho de bovinos, produção de leite, suinocultura e galináceos.

Alguns eventos movimentam o calendário da cidade. Dentre eles os mais importantes são a Festa do Milho, que conta com a eleição disputada da rainha da festa; e o Festival de Música Sertaneja de Palmital - o Femuspa.

Outra atração local é a sua rica fauna, onde pode-se encontrar vários animais silvestres, como bugios, tamanduás, raposas e capivaras, além de um grande número de aves, a exemplo de azulões, saracuras, tucanos, sangue de boi. Em seu território encontra-se ainda o curso de alguns rios, com destaque para o Piquiri, Cantú e Logrador, além da Cachoeira do Rio Guaraipo e a Cachoeira do Rio Jaguatirica, locais para quem quer relaxar e aproveitar o contato com a natureza.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Palmital

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...