Publicidade

ARTIGO

Cidade de Nova Esperança

Sua história tem início em 1948, quando aconteceram diversas correntes migratórias no Brasil, fato que também foi uma realidade nas terras da cidade, que a princípio foi chamada de Capelinha, pelo fato de que existia uma pequena capela às margens do córrego Bigui. Até o final do século passado, a região era habitada em sua maior parte, por povos indígenas, que viviam nas florestas, de onde tiravam seu sustento. A cultura cafeeira após os anos 30 no Norte do Paraná era extremamente forte e foi fortalecida intensificando-se a abertura de vias e assentamento populacional na localidade de Capelinha, onde surgiu Boa Esperança.

Criada através da Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, foi instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1952,  sendo desmembrado de Mandaguari. Em 14 de dezembro de 1952, já chamada de Nova Esperança, a localidade passou a ser considerada uma cidade autônoma e, atualmente, é onde encontra-se a mais expressiva produção de Casulos Verdes.

Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães e Gasparello, foram as primeiras famílias de Barreiro do Oeste.

No ano de 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio que se espalhavam pelas ruas . O município foi criado por meio da Lei Estadual n.º 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.

O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964.

O termo Boa Esperança designa fé no futuro e foi sujestão de Antônio Rafael da Silva, popularmente denominado "Antonião".

Fonte:

Prefeitura Municipal de Nova Esperança

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Portal Paraná Cidade


Autor: Jaqueline de Carvalho Motter


Publicado em: 20/03/2017

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...