Publicidade

ARTIGO

Cidade de Medianeira

Medianeira é um município no oeste paranaense a 50 Km de Foz do Iguaçu, com 45.239 de habitantes (2016), área de 328 km² e índice de desenvolvimento humano (IDH 2010) de 0.763. Está a 412 metros de altitude, e encontra-se a 578 Km da capital Curitiba. Seu nome significa 'mediana', por estar localizada entre São Miguel do Iguaçu e Matelândia, dois municípios próximos à cidade.

A ideia em criar o município nasceu em 20 outubro de 1949, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, quando os fundadores da Colonizadora Industrial e Agrícola Bento Gonçalves Ltda. iniciaram os estudos para a sua implantação. Desmembrado de Foz do Iguaçu e elevado à categoria de Distrito pela Lei n.º 99/52 de 31/07/52, oito anos depois, virou município pela Lei Estadual n.º 4245 de 25 de julho de1960, instalado oficialmente em 28 de novembro de 1961.

Um dos municípios lindeiros do Lago de Itaipu, Medianeira possui 1,1 Km² de sua área alagada pelo lago, o que lhe confere o direito de receber royalties da usina pela não utilização dessa área para outras atividades econômicas, como a agricultura. Desde 1985, ano em que a hidrelétrica passou a pagar os royalties aos municípios lindeiros, Medianeira já recebeu aproximadamente U$1,3 milhões, recebendo atualmente US$ 3,6 mil todo mês.

Medianeira tem sua economia baseada no turismo, mas também aposta no comércio e na agroindústria como aliados ao seu desenvolvimento econômico. Um dos municípios integrantes do roteiro 'Caminhos- Turismo Integrado ao Lago Itaipu', da Paraná Turismo, algumas de suas atrações são a Casa do Artesão de Medianeira, Centro de Tradições Gaúchas Sentinela dos Pampas, Círculo Italiano de Medianeira, Festival de Carne Suína e Corrida do Porco, Castelletto Dal Pozzo, Morro Espigão Norte e Santuário Nossa Senhora da Salete.

Entre o Lago de Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu, o município apresenta, ainda, muitos atrativos naturais, além de programas de preservação da fauna e flora local, como o Cultivando Água Boa, da Itaipu, e ações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis -IBAMA.

Fonte:

Fonte: Prefeitura Municipal de Medianeira

IPARDES

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...