Publicidade

ARTIGO

Cidade de Maripá

Maripá é uma cidade do Paraná com aproximadamente 283 km² de extensão, que está localizada na região oeste do Estado, a 580 km de distância da capital paranaense. Em razão da enorme quantidade de orquidários em seu território, o município ficou conhecido como a Cidade das Orquídeas.

Sua fundação, em 1953, deve-se à Companhia Madeireira do Paraná – MARIPA, instituição responsável pela criação de diversos municípios do oeste paranaense. Dessa forma, aos poucos muitos imigrantes foram chegando e se estabelecendo nas terras recém-fundadas. Os principais povos que se estabeleceram no local, foram de famílias alemãs, vindas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento regional logo elevou o lugarejo, em 1954, à categoria de distrito, chamado Vila Maripá.

Com o estabelecimento do povoado local e a instalação da madeireira na região, iniciou-se a atividade extrativista da área, voltada principalmente para a extração de madeira e da erva-mate. Porém, com o desmatamento das áreas verdes, a população passou a produzir café em suas terras, mas acabou não obtendo o sucesso esperado. Isso fez com que os moradores buscassem outras alternativas de sobrevivência. Assim, o cultivo de café foi substituído por milharais e pela suinocultura. Até que, em 1964, o plantio de soja tomou conta da economia, tornando-se a principal atividade agrícola da localidade. Com a independência econômica e populacional, em 1990 o distrito finalmente recebeu a sua autonomia e ganhou o título de cidade.

Atualmente, com cerca de 5.784 habitantes (2016), o setor econômico de Maripá está baseado na agropecuária, especialmente na produção de milho, soja e leite. A cidade possui ainda algumas indústrias que ajudam na economia da região, como alimentícia, madeireira e mineral.

O município também promove diversos eventos que atraem turistas para o local, como a Festa das Orquídeas e do Peixe, que ocorre final do mês de agosto e apresenta uma série de atividades para a população; o Arrancadão dos Tratores, realizado desde 1990 no Tratoródromo da cidade, que é a primeira pista criada somente para tratores no mundo; e a Festa do Costelão, que é uma celebração às tradições gaúchas, com cavalgadas, missas crioulas e almoço.

Além disso, durante o mês de agosto é possível observar uma grande quantidade de orquídeas espalhadas por todo município, cerca de 300 mil flores plantadas em todas as vias públicas e jardins da cidade, principalmente na Praça das Orquídeas, que se tornou o principal ponto turístico de Maripá.

Fonte:

FERREIRA. João Carlos V. Municípios paranaenses – Origens e Significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2005.

Prefeitura Municipal de Maripá

CNM - Confederação Nacional dos Municípios

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...