Publicidade

ARTIGO

Cidade de Maringá

No final da década de 1930 chegaram à região, do atual município de Maringá, os primeiros colonizadores por intermédio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – CMNP, que desejava criar um povoamento no território. Originários principalmente dos Estados do Sudeste e Nordeste, os primeiros colonos ergueram seus casebres com madeira, no bairro conhecido hoje como Maringá Velho. Nessa época, as principais atividades locais eram a compra e venda de terras, a hospedagem de novos colonos e dos desbravadores das matas do rio Ivaí e algumas pequenas lojas. Com o objetivo de colonizar essa área no norte central paranaense, a CMNP era responsável, além da venda dos lotes, pela construção de estradas e da zona urbana. Dessa forma, o povoado foi se desenvolvendo e tornando-se o centro de pouso, compras e comunicação para os que por ali passavam. Dessa forma, em 1947, o povoado de Maringá foi elevado a distrito do município de Mandaguari e, na data de 14 de novembro de 1951, conquistou sua emancipação política.

Com uma área de aproximadamente 487 km², Maringá localiza-se a 441 km de Curitiba e a 525 km do Porto de Paranaguá. Seu clima é classificado como subtropical úmido mesotérmico, com verões de temperaturas superiores a 22°C e, durante os invernos, inferiores a 18°C. Já com relação a sua população, a estimativa realizada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, contabilizou cerca de 403.063 habitantes que comemoram todo dia 10 de maio o aniversário da cidade e, em 15 de agosto, o dia da padroeira Nossa Senhora da Glória.

Entre os outros eventos que movimentam Maringá estão a Festa da Canção, a Festa Nacional da Costela, o Fest Alvorada, as feiras Expoingá e Infotech, e o Rodeio Mundial Universitário. Além das festas e exposições, o turismo maringaense é composto por belos atrativos naturais (parques Alfredo Werner Nyffeler e do Ingá, e o bosque das Grevíleas), culturais (como os painéis de Poty Lazzarotto – no Teatro Calil Haddad e na avenida Tuiuti) e religiosos (Monumento ao Desbravador, as capelas Diocesana Nossa Senhora de Fátima e Santa Cruz, a Catedral Metropolitana de Maringá, a Mesquita Muçulmana Sheik Mohamed bem Nasser Al Ubudi e o Templo Budista Jodoshu Nippakuji).

Na parte econômica, Maringá é desde 1998 a cidade sede da região metropolitana, formada em conjunto com os municípios de ngulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu e Sarandi. Entre os três setores da economia, o que mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) municipal é o de serviços, seguido pelo da indústria. Nesta, as produções que se destacam são as de gêneros alimentícios, química e de têxteis. Mesmo tendo sua origem relacionada aos ciclos do café e do ouro, a parte agropecuária de Maringá depende atualmente das culturas de soja, algodão, uva, milho e das criações de aves e bichos-da-seda. Em 2014, o PIB per capita girou em torno de R$ 36 mil reais. E no que diz respeito a infraestrutura de saúde e educação, esse município paranaense possui 13 hospitais e 200 escolas, sendo 43 municipais, 34 estaduais e 8 instituições de ensino superior.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Maringá

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...