Publicidade

ARTIGO

Cidade de Marialva

A cidade de Marialva está localiza no interior do Paraná, na região norte do Estado, a 406 km de distância da capital paranaense. Com clima úmido, o município possui aproximadamente 475 km² de extensão e tem a sua economia baseada na produção de uvas.

Marialva foi uma das cidades paranaenses fundadas pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, responsável pela criação e colonização de diversos municípios da região norte do Estado. O povoado foi constituído próximo ao Caminho de Peabiru, localizado na estrada que liga a cidade de Mandaguari à de Maringá, ambas fundadas pela mesma instituição colonizadora de Marialva. O povoamento da localidade teve início logo em seguida à sua criação. Muitos imigrantes, vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo, vieram e se estabeleceram no local atraídos pela grande quantidade de terras férteis existentes na região. A cafeicultura foi a principal fonte econômica do povoado naquela época e a responsável pelo seu desenvolvimento regional.

Inicialmente, o lugarejo foi criado na década de 1940, como um distrito da cidade de Mandaguari. Porém, em 1951 recebeu a sua autonomia e emancipação política, sendo intitulado um município do Estado. O nome da localidade foi escolhido pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, em homenagem a um cavalheiro português chamado Dom Pedro de Alcântara Menezes, conhecido também como o Marquês de Marialva.

Atualmente, com cerca de 34.675 habitantes (2016), a economia da cidade de Marialva está baseada na agricultura e na indústria. Conhecida como a capital da uva, a produção do fruto é a sua principal atividade econômica. Além disso, o cultivo de soja e trigo também se destacam na produção local. Já no setor industrial, a indústria de alimentos, calçados e de vestuário estão entre as que mais desenvolvem a economia do lugar.

Marialva também promove alguns eventos turísticos que colaboram na renda local; entre eles estão a Festa da Uva Fina, que reúne diversos vinicultores da região e atrai milhares de visitantes para apreciar shows artísticos e saborear a comida da cidade; e a Cavalgada Caminhos da Uva, que concentra diversos participantes de várias localidades, os quais percorrem um longo caminho a cavalo até Parque na Uva.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Marialva

CNM - Confederação Nacional dos Municípios

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...