Publicidade

ARTIGO

Cidade de Mariópolis

Mariópolis é uma cidade do sudoeste do Paraná e faz limites ao Norte com Pato Branco e Clevelândia, ao Sul com São Domingos e Galvão (municípios catarinenses) e a Oeste com a cidade de Vitorino. Sua população estimada para o ano de 2016 foi de 6.612 habitantes, distribuídos em uma área de 230 km². Com temperatura média anual de 15ºC, seu clima é o subtropical úmido, mesotérmico, caracterizado por verões quentes e chuvosos.

A partir da década de 1940, a localidade começou a ser colonizada por famílias provenientes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, descendentes em sua maioria de italianos, mas também de alemães e poloneses. Nessa época, a principal atividade econômica era a extração da madeira, como o pinheiro araucária, a erva mate, o cedro e a peroba. Entretanto, com o corte excessivo, ao longo do tempo, a matéria prima entrou em escassez, o que levou ao desenvolvimento de outras culturas. Assim, passou-se a cultivar o feijão, milho e soja, aumentando significativamente a cada ano a produção de grãos. Atualmente esses produtos estão entre os principais de Mariópolis.

A criação do município ocorreu no dia 25 de julho de 1960, através da Lei nº 4.245, com seu território desmembrado de Clevelândia. Mas a sua instalação oficial deu-se no dia 28 de novembro de 1961.

A tradição do cultivo das parreiras e da fabricação de vinhos coloniais chegou na região, juntamente com as famílias colonizadoras, na década de 1940. Em 1991, em conjunto com a Festa do Padroeiro, foi realizada a primeira edição da Festa da Uva. A festa acontece na segunda quinzena do mês de janeiro, movimentando a cidade, com muitos visitantes atraídos pela comercialização da uva “in natura”, produtos coloniais, comidas típicas e exposição da indústria e do comércio. Além disso, há a eleição da Rainha e das princesas da festa.

Outros eventos marcam o calendário festivo do município, como o Festival Mariopolitano da Canção (FEMAC) e o Festival da Música Sertaneja e Popular – Regional (FEMUSPOP), a Festa da Colheita e a Festa das Mães, no mês de maio, além das tradicionais festas juninas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Mariópolis

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

FERREIRA, José Carlos Vicente. Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria

de Estado da Cultura do Paraná, 2006. (Cadernos Paraná da Gente nº 5)

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...