Publicidade

ARTIGO

Cidade de Marechal Cândido Rondon

Assim como muitas cidades paranaenses, Marechal Cândido Rondon também foi formada a partir de uma empresa colonizadora, denominada Industrial Madeireira Rio Paraná S/A – Maripá. No início da década de 1950, essa empresa, liderada por um grupo de gaúchos, adquiriu a Fazenda Britânia, um grande lote de terras, visando à cultura da erva-mate e a de subsistência. De posse dessas terras, a companhia subdividiu a área em pequenos espaços e os vendeu para os interessados que vinham de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No ano de 1953, a vila General Rondon foi elevada à distrito de Toledo, Paraná, e, em 25 de julho de 1960, conquistou sua emancipação política com a denominação de Marechal Cândido Rondon.

Com área de 748 km², o clima do município é classificado como subtropical úmido mesotérmico, alternando verões quentes com alta concentração de chuvas e um inverno com algumas geadas. Já, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2016, apontou uma população aproximada de 51.306 habitantes.

Na parte econômica, Marechal Cândido Rondon possui um Produto Interno Bruto per capita no valor de R$ 35.739,55 (IBGE/2014). Entre os três setores econômicos, o terciário (de comércio e serviços) representa 72% do PIB municipal, seguido pelos 15% da pecuária (aves de corte e criação de suínos) e os 13% da indústria de gêneros alimentícios, mecânica, têxtil, de produtos minerais não metálicos e da construção civil.

O município recebe ainda turistas interessados em seus aspectos naturais, culturais e arquitetônicos, visto que os descendentes de alemães, que fixaram-se na localidade, construíram suas casas com base na arquitetura enxaimel. Entre os principais atrativos turísticos estão a cachoeira da Onça, com uma queda dágua de 30 metros; o parque Annita Wanderer, conhecido como a prainha de Porto Mendes; o rio Guaçu, para a prática de rafting; a estância hidromineral Coroados, com piscinas, chalés e churrasqueiras); os museus Padre José Gaertner e Casa Gasa e a Igreja de São Roque. Outras atrações que movimentam Marechal Cândido Rondon são as tradicionais festas da Oktoberfest e a Nacional do Boi no Rolete, além da ExpoRondon – Feira da Indústria e Comércio.

Fonte:

Fonte: Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...