Publicidade

ARTIGO

Cidade de Lupionópolis

Lupionópolis localiza-se no extremo Norte do Paraná. O município encontra-se em uma região de baixa altitude, com predomínio do clima subtropical, com verões quentes e temperatura média anual de 18ºC. A sua população estimada para o ano de 2016 foi de 4.885 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma área de 121 km². O nome da cidade é uma homenagem ao Governador do Estado, o Sr. Moysés Lupyon.

A localidade começou seu processo de povoamento quando, na década de 1940, o governo estadual concedeu à Empresa Imobiliária Aniz Abud & Companhia uma gleba de terra, denominada Gleba Zacarias de Góes, na região onde hoje encontra-se Lupionópolis. Essa empresa, após demarcar a área urbana e rural, construiu algumas casas, que foram vendidas, com pequenos lotes e facilitação do pagamento, para aqueles que desejassem se estabelecer na região. Assim, deu-se início à formação de um pequeno núcleo populacional, que dará origem ao município.

Com a venda das terras, a população foi crescendo rapidamente, ganhando um novo impulso com a vinda de várias famílias, provenientes do Estado de São Paulo e atraídas pela expansão cafeeira, que dominava o Norte do Paraná. Além dos paulistas, vieram muitos nordestinos e também descendentes de italianos, espanhóis, portugueses, libaneses e japoneses. Nesse ambiente favorável, o povoado foi elevado à categoria de município, pela Lei Estadual nº 613, de 27 de janeiro de 1951, com seu território desmembrado de Jaguapitã. A instalação oficial ocorreu em 14 de dezembro de 1952, sendo empossado seu primeiro prefeito, o Sr. Ibrahim Abud Neto, filho do fundador do município.

Após um ciclo de crescimento econômico com as lavouras de café, a região sofreu com o forte impacto das geadas ocorridas nos anos de 1970, sendo as lavouras desse fruto grandemente atingidas, o que contribuiu para que muitos agricultores deixassem a zona rural, ocorrendo a consequente diminuição da sua população. Entretanto, ainda hoje a cidade de Lupionópolis continua ligada às suas tradições agrícolas, com o cultivo de hortigranjeiros para consumo doméstico e local. Para a comercialização em maior escala, destaca-se as lavouras de soja, seguida do milho e café. O cultivo da cana-de-açúcar, para fins industriais, vem crescendo e ocupando boa parte das terras cultiváveis. A pecuária, principalmente a leiteira, é outro destaque, com uma boa produção mensal, em torno de cem mil litros de leite.

Quanto às tradições e crenças religiosas, vários eventos marcam o calendário do município: a festa do Padroeiro (Cristo Rei), a Festa de Nossa Senhora Aparecida, a Festa Mariana (em maio), as festas Juninas e a a Festa do Peão Boiadeiro – LUPEÃO, grande evento que ocorre na segunda semana do mês de março.

Fonte:

Fonte: Prefeitura Municipal de Lupionópolis

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

FERREIRA, José Carlos Vicente. Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria

de Estado da Cultura do Paraná, 2006. (Cadernos Paraná da Gente nº 5)

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...