Publicidade

ARTIGO

Feiras livres no Paraná

Os moradores de grande parte do Paraná, sejam do interior ou de municípios maiores, têm uma preferência em comum: visitar as feiras livres que movimentam as ruas das cidades. O programa já é tradição para muitas pessoas e, em alguns casos, tornou-se até ponto turístico, como é o caso da famosa Feira do Largo da Ordem, em Curitiba. Além de reunir grande número de moradores da capital todos os domingos, a feirinha é considerada parada obrigatória para turistas do Brasil e de outros países.

Na capital paranaense, os primeiros registros do comércio que deu origem às feiras livres são de meados do século XIX, quando os imigrantes alemães, italianos e poloneses levavam hortifrutigranjeiros produzidos nas chácaras para vendê-los na cidade. Com o passar do tempo, elas foram se espalhando pelo Estado, cresceram e chegaram a vários municípios. Alguns exemplos são São José dos Pinhais, que conta com a Feira do Produtor, a Feira União das Artes, em União da Vitória e a Feira do Entardecer, em Apucarana.

Hoje, não é de se estranhar que as feirinhas paranaenses atraiam muitos visitantes, já que possuem diversos atrativos como a oportunidade de passear ao ar livre, fazer compras de produtos variados (objetos de decoração, roupas, artesanato), conhecer mais sobre a cultura local, encontrar alimentos frescos e mais baratos ou fazer um lanche. Tudo isso em um ambiente descontraído e com um clima familiar.

São José dos Pinhais

Quem visita a cidade da região metropolitana de Curitiba tem doze opções de feiras para visitar. Uma delas é a Feira do Produtor, que acontece todo sábado das 6h às 10h, na Praça Xavier Silva. Lá podem ser encontradas hortaliças, pães caseiros, massas e bolos. Além de ser um bom programa, a feira dá oportunidade aos produtores que precisam vender os excedentes do que não foi comercializado ao Ceasa durante a semana.

União da Vitória

O destaque em União da Vitória é a Feira União das Artes, que oferece dois programas em um. Todo sábado, das 8h às 13h, os visitantes podem conferir as opções variadas de produtos ofertados, entre eles peças de artesanato original da região, e ainda conhecer a Estação Ferroviária União, que abriga a feira. Fundada em 1942, a estação atrai atenções pelo arco construído na divisa entre Paraná e Santa Catarina.

Apucarana

Para quem prefere aproveitar as feiras gastronômicas, uma boa pedida é a Feira do Entardecer, realizada todas as quintas-feiras, na Praça do Clube 28 de Janeiro. São 26 barraquinhas que atendem um movimento intenso de aproximadamente 800 pessoas por edição. As opções vão de comida japonesa ao popular pão francês com mortadela na chapa, além de doces variados, embutidos defumados (como salames e lombo) e até salame de carne de avestruz.

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Lazer e natureza nos parques paranaenses

Os parques do Paraná são atrações ideais para quem busca uma opção de lazer diferente, tranquila e que proporcione contato com a natureza. As ...

Lazer no Paraná

Graças à diversidade de influências culturais presentes no Paraná, o Estado oferece um grande número de opções de lazer, desde os mais ...

Museus paranaenses

Escolher e visitar um dos vários museus espalhados pelo Paraná é uma alternativa para quem busca unir lazer e cultura em um só programa. É ...

Restaurantes Paranaenses

Os restaurantes do Paraná oferecem opções para os gostos mais variados, além de ambientes que misturam a história dos municípios às ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...