Publicidade

ARTIGO

Cidade de Jaguapitã

A cidade de Jaguapitã foi fundada por volta de 1937, através da chegada de diversas famílias vindas de outros estados, das quais se destacaram as dos senhores Izaltino Rodrigues e Antônio Pinto, cujas famílias são consideradas as fundadoras do lugar. Nessa época, as terras paranaenses, propícias para o cultivo de grãos, atraíram muitos imigrantes que tinham como objetivo a produção de café.

O primeiro povoado da localidade foi denominado de São José dos Bandeirantes e integrado ao município de Sertanópolis. Porém, em 1940 os moradores pediram uma mediação dos terrenos ao Governo Federal, que acabou substituindo o nome do local para Colônia de São José dos Bandeirantes. Alguns anos depois, o vilarejo foi elevado à categoria de distrito, recebendo o nome de Jaguapitã, em homenagem a um rio da região. Em 1947, ganhou a sua autonomia, tornando-se cidade.

Atualmente, com quase 475 km² de extensão e aproximadamente 13.287 habitantes (2016), Jaguapitã sobrevive basicamente da agropecuária. O cultivo de cana-de-açúcar, soja, milho e trigo são as principais produções agrícolas. A criação de aves para corte é a atividade que se destaca na pecuária local. Além disso, a cidade também possui algumas indústrias que colaboram para o seu desenvolvimento econômico, entre essas estão a alimentícia e a química.

No setor turístico, Jaguapitã promove eventos que atraem muitos visitantes da região, ajudando na renda local. Entre as atrações que se destacam estão a Cavalgada de São Sebastião, no qual ocorre passeatas de cavalos, cavaleiros e amazonas nas principais ruas da cidade; a festa de aniversário do município, com exposições, feiras e shows; e a Feira do Produtor, com muitas barracas de comida e apresentações artísticas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Jaguapitã

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...