Publicidade

ARTIGO

Cidade de Ivaiporã

O município de Ivaiporã, Paraná, é um local de história recente, tendo conquistado sua emancipação política no ano de 1960. Durante a década de 1940, as terras da região centro-norte do estado começaram a atrair colonizadores interessados, devido à fertilidade do solo, já conhecida em várias partes do Brasil. Dessa forma, muitas pessoas chegaram à Ivaiporã (antigamente denominada de Cruzeiro, Ivainópolis, Queimada e Sapecado) em busca de uma nova oportunidade. Rapidamente, a localidade se desenvolveu e foi elevada à categoria de distrito do município de Manoel Ribas em agosto de 1955. Cinco anos mais tarde, a lei estadual nº 4.245 foi aprovada e Ivaiporã foi elevado à município, sendo instalado em 19 de novembro de 1961.

Com uma área de 431 km², Ivaiporã possui como cidades limítrofes Ariranha do Ivaí, Arapuã, Grandes Rios e Jardim Alegre. Do município até a capital paranaense, Curitiba, são 384 km; até o aeroporto mais próximo, o Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Júnior, 122 km e 489 km até o Porto de Paranaguá. Em Ivaiporã, o clima é considerado subtropical úmido, apresentando verões com temperaturas elevadas (média superior a 22°C) e muitas chuvas, e invernos com médias inferiores a 18°C.

Sob a gestão de nove vereadores, do prefeito Cyro Fernandes Correa Junior e seu vice-prefeito Luiz Antonio Duarte, o município desenvolve sua economia baseada na prestação de serviços e na agropecuária (com destaque para a criação de bovinos e a cultura de milho e algodão). Na indústria, os setores que prevalecem são os de produtos alimentares, têxteis, química e de produtos minerais não metálicos.

 Na educação, Ivaiporã matriculou em 2008 um total de 6.953 crianças no ensino fundamental e médio. Já na área da saúde, são 22 estabelecimentos, sendo que 17 atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e 185 leitos para internação (IBGE/2005). O município apresenta ainda uma taxa de alfabetização em adultos de 83,25 e a expectativa de vida ao nascer é de 71 anos (IBGE/2000).

A população municipal é formada por 32.715 habitantes (IBGE/2016) que celebram datas como a Festa do Padroeiro São Bom Jesus, em 6 de agosto, e o Aniversário do Município, em 19 de novembro. Além disso, a comunidade ivaiporãnense aproveita o que a natureza oferece, desfrutando de passeios pelo Lago das Flores (represa que possui uma ilha central, playground e churrasqueira), o Lago de Furnas (na vila de mesmo nome) e as Quedas dágua do Barranquinha (a 10 km do centro).

Fonte:

Fonte: IPARDES

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...