Publicidade

ARTIGO

Cidade de Itambaracá

A cidade de Itambaracá no Paraná está localizada na região norte do Estado, à 420 km da capital paranaense. Com clima úmido, o município possui aproximadamente 207 km² de extensão e cerca de 6.835 habitantes (2016) em seu território.

Sua fundação teve início por volta de 1922, através da iniciativa da prefeitura da cidade de Jacarezinho. A princípio, o local foi batizado com o nome de Jaborandi, em homenagem a uma planta medicinal típica da região. Logo após a sua criação, as terras roxas e férteis e a abundância de madeira de lei do lugarejo atraíram muitos aventureiros e imigrantes de diversas regiões do Paraná. Dessa forma, iniciou-se a sua colonização e a criação de um novo centro urbano naquela área.

Foram muitos os primeiros colonizadores que chegaram em Jaborandi nessa época dentre os nomes que mais se destacam estão: Capelão João Faustino, fundador da primeira capela; Lázaro Gomes Pinto, que implantou a cultura cafeeira e incentivou o comércio local; Antônio Parralego, comerciante de secos e molhados; Manoel da Silva Machado, criador do primeiro hotel; e Luiz Antônio Rodrigues, pioneiro na criação de gados e suínos.

Alguns anos mais tarde, o lugar passou a pertencer ao município de Cambará, desmembrando-se de Jacarezinho. Durante essa mudança, Jaborandi teve um alto desenvolvimento populacional e urbano. Em 1943, a sua jurisdição foi novamente modificada e o local tornou-se distrito da cidade de Andirá, recebendo o nome indígena Itambaracá. Nesse período, o distrito começou a se destacar na produção de café, de feijão e de milho, impulsionando a economia da região. Somente em 1955, ganhou a sua autonomia e emancipação política, recebendo o título de município.

Atualmente, o setor econômico da cidade está baseado na agricultura de cana-de-açúcar, soja e milho, e na indústria metalúrgica e alimentícia. Além disso, Itambaracá promove muitos eventos ao longo do ano, como o Obon Odori, evento tradicional da comunidade japonesa; o Aniversário da cidade, que ocorre em novembro; o Festival da Corvina, campeonato de pesca do peixe corvina; e a celebração da Nossa Senhora da Aparecida que, organizada pelo conselho paroquial do município, conta com a participação de muitos visitantes da região.

Fonte:

Fonte: Prefeitura Municipal de Itambaracá

CNM - Confederação Nacional de Municípios

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...